Abstinência de neve.

>> segunda-feira, março 14, 2005

O ski é um desporto que me apaixona, embora sinta algum complexo de culpa por me sentir tão bem a praticar uma actividade que tem sido responsável pela destruição de grandes áreas de montanha. A verdade é que deslizar pela neve, sobretudo em locais pouco "crowded" é um prazer que quase não tem paralelo em nenhuma outra actividade que alguma vez tenha praticado.
Plat de Beret - Junho de 2004
Este ano, por imperativos de agenda, vejo-me na contingência de, pela primeira vez em vários anos, não ir alguns dias "à neve". Por isso aqui fica uma vertente estival de uma das minhas estações favoritas: Baqueira, no Vall D'Arán.
Desejo à Sara e ao Soutelinho, que estão ambos na neve neste momento, as melhores descidas do mundo.
Por outro lado, há quem se bata actualmente pela defesa de alguns vales, que poderão sucumbir às mãos dos alcaides, embriagados pela febre do betão. Para mais informações -->
Em Portugal temos apenas uma estação de ski (?). Se querem que vos diga com franqueza, não concordo com a sua existência. Acho que é um grande erro haver um "centro comercial" no topo da Serra e defendo que a estrada da Torre devia estar sempre fechada, mesmo no Verão. Se aquilo é um Parque Natural, vou ali e venho já.
Para mais informações -->
Pensem no assunto e vão passando por cá.
ZM

2 comments:

Sara MM 3/14/2005 3:52 da tarde  

OI!
Muito obrigada pelos votos de boas descidas!! E foram mesmo!!!!
Foi tão bom!
Tivemos uma sorte incrível com o tempo: nevões "à fartasana" na semana anterior e no 1º dia, e depois dias de céu totalmente azul!!!
Nem deu para sentir os -22 ºC a que estivémos constantemente!
Val Thorens é excelente! E fomos também a Meribel e Courchevel...
E fizémos uns foras de pista incríveis!!!

Desculpa... entusiasmei-me ... Mas vais pró ano, 'né?

Quanto à foto e ao teu post:
pergunto-me constantemente como será auilo no Verão. Já ouvi dizer que a destruição é enorme, que deveria ser evitada, que é um crime ecológico...
Mas também já ouvi dizer que nem é assim tanto...
O que é certo é que Val Thorens tem imensos turistas no Verão e os remontes estão abertos para passeios e BTT. Por muito DAAH que sejam, não iríam se a montanha ficasse realmente transformada em auto-estradas quando a neve derrete ...?!?! espero!
Mas não deverei confirma-lo pelos meus olhos pois no Verão quero mesmo é CALOR!!! Por isso acredito no que me contares.

BJS grandes

S. Capela 3/14/2005 4:01 da tarde  

Amigo Zé,

Sinceramente não sei porquê essa embirração por um sitio tão espectacular como a serra da estrela... até há famílias que vão lá fazer o seu almoço de domingo. Levam o fogareiro, o carvão, as febras... e nem vão sequer fazer ski... ficam por ali. Não achas isto lindo??? no outro dia mostraram umas imagens destas no telejornal da TVI, e até me vieram as lágrimas aos olhos, comovida que fiquei...
E os centros comerciais? já pensaste bem que grande invenção... enquanto famílias inteiras se reúnem aos fins-de-semana nos ditos centros para o convívio familiar, deixam-te espaço livre para andares na montanha e praia, sem tropeçares neles....
Beijocas e continua.....

Enviar um comentário

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP