Copenhaga II

>> quarta-feira, agosto 10, 2005


Em Copenhaga tem sido feita ao longo dos últimos anos uma intensa campanha para convencer as pessoas a andar de bicicleta. Claro que a topografia da cidade é em si um convite ao ciclismo, mas a campanha fez reduzir muito o número de automóveis a circular. Quando lá estive li num jornal que cada "copenhense" faz em média 2.7 km de bicicleta por dia. Isso vê-se nas ruas, como demonstra a imagem acima, e tem poupado ao estado dinamarquês largas fortunas em vários aspectos. Um deles é a redução da quantidade de doenças cardiovasculares. Talvez esta seja também uma das razões porque a cidade de Copenhaga é tão agradável de visitar, é que tem muito menos poluição e ruído do que qualquer outra capital que eu conheça.

A animação de rua é também uma constante. Neste local (a esquina do Matas) os espectáculos sucedem-se uns aos outros. Os performers fazem fila para montar o estaminé e começarem a actuar. Já chegaram ao ponto de pedir 20 coroas a cada pessoa, o que equivale a cerca de 500 paus (2.5 Euros). A maioria dos espectadores pagam mesmo o "bilhete". Isto tornou-se um modo de vida para muitos saltimbancos. Neste caso, este era holandês e tinha muita qualidade e piada.

Apenas uma imagem que me despertou a atenção.

Para quem gosta de ter um Café à Porta! O nome é este tal e qual, como podem ver. Terá sido um português com sentido de humor?

Se puderem, passem por lá. Eu sei que é longe, mas vale a pena. Só um aviso: a vida em Copenhaga é estupidamente cara para os nossos padrões de vida. Um café custa entre 2.5 e 3 Euros. Jantar pode calmamente custar mais de 6 contos por pessoa.

ZM

5 comments:

JNM 8/10/2005 9:44 da manhã  

É caro mas vale a pena. A foto de cima leva-me a pensar "onde é que pus a minha bicicleta?"

Só um detalhe... As bicicletas cá dariam prejuízo. Queres acabar com o Imposto Automóvel, e o Imposto Municipal, é isso? ein?
São muitos milhares de euros, ZM, tem juízo...

Desconhecida 8/10/2005 10:16 da manhã  

Adorei a foto das bicicletas, mas é necessário bom olho para descobrir a própria, não?
Beijos

Zé Maria 8/10/2005 10:23 da manhã  

Eu acho que se fosse decretado o recolher obrigatório de todas as bicicletes da cidade de Copenhaga, mais de metade ficavam na rua. Parece-me a mim que muitas estão abandonadas há décadas. Esta foto foi tirada junto da Central Station, que deve ser onde há maior concentração de biciletas. Em Copenhaga existem bicicletas espalhadas pela cidade para qualquer pessoa andar. Gratuitas.
ZM

Anónimo,  8/10/2005 2:35 da tarde  

Apesar de não sermos nórdicos nem tão evoluidos como os suecos também tens em Cascais bicicletas espalhadas por vários locais para qualquer pessoa andar, também gratuitamente!

Estocolmo é espectacular, foi a única cidade que eu e a Sara visitámos durante o Interrail. O resto do mês foi passado daqui para li nas partes mais escondidas e selvagens da Escandinávia.

Ricardo

t-shelf 8/11/2005 11:28 da tarde  

Gostei muito de rever Copenhaga pelos teus olhos. Estive lá o mês passado e estava arrependidíssima de não ter fotografado o Café à porta. Será que era mesmo de um português? Não cheguei a entrar para desvendar este mistério. Ah e as bicicletas e o ar mais puro que já alguma vez respirei numa cidade da Europa... Que saudades! Excelente fotoreportagem!

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP