Ainda Saramago

>> segunda-feira, junho 28, 2010

"...há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir mais além da leitura, ficam pegados à página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa (...). A não ser que esses tais rios não tenham duas margens, mas muitas, que cada pessoa que lê seja, ela, a sua própria margem, e que seja sua, e apenas sua, a margem a que terá que chegar."
José Saramago in "A Caverna"

Pergunto-me a que margem terão chegado, se a alguma, as pessoas que dizem que não gostam de ler Saramago. Talvez se tenham afogado em preconceitos, afundando-se inutilmente até ao leito.

6 comments:

Ana Sampaio,  6/29/2010 11:31 da manhã  

então quem não gosta de Saramago é preconceituoso?...

Zé Maria 6/29/2010 11:39 da manhã  

Não serão todos, embora me custe compreender que não se goste daquilo.
Quando penso em como será possível não gostar destas pérolas da escrita, a razão mais simples parece-me essa: preconceitos políticos ou embirração com a figura.
Haverá seguramente outros motivos.
O objectivo era mostrar o que andam a perder os que dizem que não gostam (alguns confessadamente arredados destas leituras por manifesto preconceito).

Rui Silva 6/29/2010 4:11 da tarde  

Zé, eu acho que é possível uma pessoa não gostar da escrita do autor em causa. Eu não gosto da escrita de muitos autores que são, reconhecidamente, talentosos, consagrados e premiados.

O que acho absolutamente inacreditável é haver quem atribua o sucesso de Saramago ao marketing, a lobbies e a todas as razões possíveis excepto o seu talento.

Também me parece que para se dizer que não se gosta de determinado autor é preciso conhecer um mínimo da sua obra. E acredito que uma grande parte daqueles que se atiram à escrita de Saramago nunca lhe leram um capítulo, quanto mais um livro.

Dito isto, aproveita tu seres imune ao preconceito, e dá a conhecer mais excertos como este. Contribuirás certamente para que muita gente comece a mudar, lentamente, a ideia pré-concebida e errada que têm sobre a obra do autor em causa...

Carlos Faria 6/30/2010 9:52 da tarde  

claro que há preconceitos contra Saramago, mesmo de alguns que não conhecem sequer a sua obra e falam como se a conhecessem.
Contudo, é possível não se gostar do estilo da escrita de Saramago. tal como na pintura, música ou escultura, uma dada forma de expressão artística pode ser inovadora e genial e não ser de agrado consensual. Eu como fã de Bartok e Messiaen na música sei o que isso é.
Eu sou dos que gostam do estilo de escrita de Saramago e do conteúdo de muitas das suas obras.

Anónimo,  6/30/2010 11:13 da tarde  

não percebo a parte do preconceito!

é um facto que qualquer pessoa tem os seus conceitos - em termos genéricos - e é natural que tudo o que não se enquadre nos seus parâmetros a faça ignorar ou mesmo desprezar.

aceito que uma pessoa que não concorde com a visão do Saramago (ou de outro individuo qualquer) não tenha à partida interesse em aprofundar as suas 'dissertações' ...

Ref.
Zé, eu acho que é possível uma pessoa não gostar da escrita do autor em causa. Eu não gosto da escrita de muitos autores que são, reconhecidamente, talentosos, consagrados e premiados.

- eu diria mais; há, garantidamente, autores reconhecidamente talentosos, consagrados e premiados dos quais o Zé não gosta.

resumindo: acho um preconceito achar que quem não gosta do Saramago é preconceituoso ... faz sentido?

RC

Zé Maria 7/01/2010 10:28 da manhã  

RC,
Claro que tem toda a razão. Eu estava a pensar apenas nas pessoas (e já ouvi várias) que, por discordâncias políticas ou embirração com o autor, confessam nunca ter lido um único livro dele, dizendo contudo que não gostam. Generalizei erradamente, pensando somente nestas.
Agradeço-lhe a forma polida como discordou do que eu disse.
ZM

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP