Sanjoaninas 2010
>> sexta-feira, junho 25, 2010
As Sanjoaninas são os festejos do S. João, na cidade de Angra do Heroísmo. É uma espécie de "santos populares" de Lisboa, mas com mais adesão. Durante as actividades dos festejos a cidade pára.
Como temos o Simão com semanas, apenas fomos apanhando algumas partes do extenso programa. As Sanjoaninas são muito mais do que o que estas fotos ilustram.
Este primeiro conjunto de fotos é do dia das marchas. A grande novidade deste ano era a marcha de S. Miguel, ilha com a qual os Terceirences alimentam uma certa rivalidade, e que acabou sendo uma boa demonstração de tolerância de ambas as partes.
O primeiro sinal de que irá passar-se algo na rua da Sé são as inúmeras cadeiras que vão marcando lugar ao longo do dia.
Aparecem por todo o lado, normalmente amarradas.
Já no momento em que as marchas decorrem, o que impressiona é a quantidade de gente em cada janela, cada varanda, cada terraço, tudo muito bem engalanado com as respectivas mantas coloridas.
Até nas residenciais há gente a assistir em cada janela.
Aspecto geral das marchas.
A tal marcha de S. Miguel, altamente aplaudida.
Não percam o próximo post, com mais imagens da espera de gado, na minha rua.
6 comments:
... e sem chuva.
Gosto particularmente da luz na pedra escura, e as cores das cadeiras a contrastar. Muito boa, a foto. Muito bom, este postal.
Há assim tanta gente na Terceira? ;)
Abraço
RS
Há menos gente na ilha toda do que a que está em Angra nestes dias, parece-me. Sei que vem muita gente das outras ilhas para cá. Os hotéis estão à pinha e os barcos, que habitualmente atracam na Praia da Vitória (a 20km daqui), vêm de propósito largar gente à cidade de Angra. Nesse aspecto, isto é impressionante. São as mais importantes festas pagãs desta ilha.
Tenho pena de ainda não ter assistido a essas festas pois sei pelo meu irmão e primos (que na juventude não perdiam uma)que são umas festas bem divertidas !
Ainda bem que estás a gostar de viver as Sanjoaninas, as maiores festas profanas da região - não arrisco afirmar do país, mas certamente umas das maiores do género a nível nacional. :-)
Infelizmente este ano não tenho tido oportunidade de "ir às festas" (como se diz por cá) como gostaria.
Belíssimas fotos, como sempre.
todas as imagens deste lindo lugar são maravilhosas,que lugar pitoresco!Dá mesmo vontade de ir conhecer!
Enviar um comentário