London calling - part 2/3

>> terça-feira, janeiro 30, 2007

Fomos visitar a exposição (instalação) Britain At War Experience, junto da Hays Gallery.
É uma exposição cara (9.5 Libras por pessoa), mas que vale o esforço. Não é tão high tech como a apresentação leva a crer, mas sente-se de facto uma viagem no tempo e talvez nos faça entender melhor algumas das idiossincrasias do cidadão médio britânico. É uma experiência recomendável.



Começamos por descer num elevador até ao interior de um velho túnel do metro, que durante a guerra servia de abrigo contra os bombardeamentos. Nessa primeira sala, que recria o abrigo, assistimos a um filme sobre a experiência dos Londrinos durante a Segunda Grande Guerra.








Depois passeamos entre cenas da guerra, onde se sente intensamente o ambiente da época. Há inúmeras notícias de jornal afixadas pelas paredes e até vemos o pobre ardina que tenta vender os seus jornais numa época de grande racionamento.


O vosso cronista a experimentar as agruras da máscara anti-gás.




Este ar enfumarado é mesmo de propósito. Saímos dali com a perfeita sensação de termos estado num abrigo durante os bombardeamentos.

Existe mesmo um pequeno abrigo, dentro destes túneis, onde somos convidados a entrar para ouvir o som dos aviões inimigos sobre a cidade. É impressionante.

Eu embirrava um bocado com os Londrinos, mas depois desta viagem no tempo, compreendo melhor agora que esta herança de medo lhes possa dar algum direito a serem palermas de vez em quando.

Londres é uma cidade estranha. Da primeira vez detestei, desta vez não me sai da cabeça. Acho que da próxima fico viciado.

Voltem amanhã para a derradeira parte 3 desta diáspora.

ZM

1 comments:

Álex 1/31/2007 8:55 da manhã  

Eu gostei logo à primeira e é verdade que vicía. Costumo dizer (e tento fazer!) que Londres é uma cidade para se visitar todos os anos, uns 4 dias chegam; há sempre tanta coisa para ver! e, quando as crianças chegam aí aos 6 / 7 anos é uma viagem muito gira para fazer em familia; levámos o D. em Junho (6 anos) e foi óptimo
Boas fotos!

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP