Medo...

>> quinta-feira, outubro 06, 2005

A propósito do post do João Garcia a escalar, a simpática leitora mj escreveu o seguinte comentário:
"Uma curiosidade: Não sentes medo quando vês que a tua vida só esta assegurada por uma corda? Eu acho que não era capaz. Acho não, tenho a certeza. Mesmo assim sempre senti curiosidade por saber que se sente."
De facto, quando durante a escalada de uma via nos passa pela cabeça que podemos caír, sentimos medo. A intensidade do medo depende do grau de experiência de cada um e da sua própria sensibilidade. Há pessoas que já não sentem medo de todo. Eu não sou desses. Mas o medo não é de que a corda se parta, porque isso nunca acontece. O equipamento que nos segura uma queda, em condições normais, está dimensionado para segurar um boi. Partir está fora de questão. Temos simplesmente medo da queda, porque não é natural, mas no íntimo, racionalmente, todos sabemos que não caímos no chão.
De resto, quando estamos muito alto, pendurados numa corda, olhamos para ela e vemos um fio de esparguete, mas a verdade é que resiste mais que um cabo de aço.
Espero ter esclarecido a questão.
Obrigado por me leres.
ZM

3 comments:

Platero 10/06/2005 11:56 da tarde  

Caro ZM

Ter visto as fotos do farol da Guia, Penedo da Amizade e da Arrábida (por acaso será perto do Corrimão do Fojo?), fez-me recordar alguns dos bons momentos passados há alguns anos, em que treinava nos mesmos locais, mas para fortalecimento de musculos para espeleologia.

Gostei de ver!

Um abraço

MJ 10/07/2005 10:50 da manhã  

Olá ZM!
A questão ficou esclarecida, é evidente que vocês gostam mesmo disso.
Não tens nada de agradecer a leitura, eu gosto de passar por cá.Graças as tuas fotos posso ver o que vocês vem quando estão nas alturas :o)
Bom fim de semana!

Anónimo,  10/07/2005 12:01 da tarde  

eu escalada jà experimentei (entre outros contigo)
mas o que eu não sei se seria capaz mesmo é de descer às entranhas da Terra. De gatas ou de rastos e no escuro !Ui!ui!
teria imenso medo de ficar para là entalada n'algum "boyau" e de nunca mais voltar à luz do sol !

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP