Cabo da Roca
>> segunda-feira, outubro 17, 2005
Que o Cabo da Roca é um lugar mágico já toda a gente sabe, a menos que nunca tenha lá ido. Que por vezes é um lugar de romaria também já muitos saberão. Que pode ser um verdadeiro espectáculo, com aplausos e tudo, isso eu só soube no dia 5 de Outubro passado.
Nesse dia, estávamos a combinar um jantar ali na zona quando olhei para o Sol, que se aproximava já do horizonte, a caminho da cama, e lembrei-me de ir ver o pôr do Sol ao Cabo da Roca. Privilégios de quem escolheu morar banhado pelo feixe do farol...
O que me surpreendeu, já que não era a primeira vez que lá ia com aquela intenção, foram os magotes de gente que lá estavam exactamente com o mesmo propósito. Sentados no muro ou do lado de lá deste, havia uma imensa quantidade de gente que apenas olhava para o Sol. À medida que este foi descendo na sua rota para o outro lado do globo as conversas foram baixando de tom. Durante os breves minutos em que a bola laranja já estava cortada pela linha longínqua do horizonte, fez-se praticamente silêncio. Estava de arrepiar, e não era pelo frio.
A quantidade de máquinas fotográficas por metro quadrado superava a densidade da Moda Lisboa. No final, houve um grupo de espanhóis que aplaudiu e tudo!
Saímos dali com a estranha sensação de termos participado num ritual iniciático. Magia para o jantar.
Se for caso disso, passem por lá um dia destes.
ZM
8 comments:
Em exibição num pormontório perto de sí.
Há alguns que chegam a comover.
Aquele abraço
Já me aconteceu o mesmo no Cabo de S. Vicente, também com estrangeiros.
Ricardo
Lindo. Há momentos mágicos que nem as palavras conseguem descrever. Eu estive no Cabo da Roca este fim de semana, mas à tarde, para a próxima já sei...
Como não iam ser espanhóis os do barulho!? Sempre com a alegria no sangue…
:o)
E a cruz também toma mais significado à luz do pôr do sol!
Pena foi o frio que se feez sentir e quem não vai prevenido...
... e então imaginem o que foi em 31 de Dezembro de 1999!
Espanhóis, japoneses, etc e NÓS, com espumante,"flutes" e muitos muitos desejos.
E daí a algumas horas, o 1º nascer do sol em Sta.Eufémia.
Inesquecível!
Abraços
Vasco
Eu também já tive oportunidade de viver um momento desses no Cabo da Roca e de facto, é um espectáculo inesquecivel, que nos deixa com a sensação de ter vivido algo esotérico.
Enviar um comentário