Recuperação? Integração?
>> terça-feira, março 06, 2007
Na Estefânia de Sintra decidiram recuperar(?) esta moradia (eventualmente histórica). Em lugar de a recuperarem como era e sobretudo manter o espaço que tinha à volta, decidiram abraçá-la dentro de um prédio, cobrindo praticamente a totalidade do logradouro existente.
Pessoalmente, julgo que teria sido preferível deixarem-se de nostalgias e meterem o camartelo no edifício original. O resultado é praticamente o mesmo. A mim parece-me que entre o que a imagem documenta e a demolição, não se ganhou grande coisa e certamente saíu mais caro.
A memória de um edifício não é só a fachada, é também o seu interior e o espaço circundante. Das duas uma, ou se decide manter e então mantenham, ou se decide demolir e então esqueçam o que existia. O que está aqui feito é escavacar, tentando manter. Nem é carne nem é peixe e é a pior das soluções.
ZM
1 comments:
Pois é, já me tinha lembrado do mesmo...
Mas assim na foto ainda parece pior; é que eu não me tinha apercebido que essa coisa do lado esquerdo (que vai ser uma loja) fica mesmo feia, assim à frente da "casa".
Se não fosse isso, eu até nem ligava, pq, a contrario até não me parecia mal; seria o mal menor, já que da frente não se apercebe o que lá está para trás e o dono queria fazer um prédio de 3 andares, como o que existe à direita do outro lado da rua, mas a Câmara andava há anos numa briga com ele.
Enviar um comentário