Amarelo

>> sábado, janeiro 29, 2005

Estou a ler um livro, sobre o qual voltarei a falar quando tiver terminado, no qual há uma história marginal que, às páginas tantas diz o seguinte:
"A minha cor preferida. É o amarelo. Um dia, há muitos anos, chovia que Deus a dava, e (...) na beira da estrada... estavam, não sei, cinco ou seis homens a trabalhar, a cavar, talvez... todos com impermeáveis daqueles amarelos. Sabes, uns que são mesmo amarelos? (...) Todos de amarelo os tipos, no meio da chuva torrencial, na lama, no meio daquela escuridão, a cavarem o lá o que era... E, quando passei de carro, aconteceu baixarem-se ao mesmo tempo. Assim ao mesmo tempo, como se tivessem combinado. Foi incrível. Esqueci-me de milhares de coisas, mas isso ficou-me. Uma coisa que um tipo vê na beira da estrada num dia normal, por acaso..."
Numa época de alguma escuridão, fazem-nos falta estas pequenas luzes amarelas. Acho que este texto é uma dessas coisas incríveis, que julgo que levarei tempo a esquecer.
O livro chama-se "do sol", assim com minúsculas e tudo. É do Jacinto Lucas Pires.
Kangoo Amarelo Limão - o nosso Yellow Submarine
Já repararam como os automóveis ultimamente são maioritariamente cinzentos? Ou são prateados, ou cinzentos escuros ou pretos, ou azuis escuros. As pessoas parecem ter medo de ter carros coloridos. Se olharem com atenção para uma fila qualquer de carros em Portugal, ou o parque de estacionamento de um centro comercial, quase não encontram cores garridas. Não estaremos nós naturalmene a caminhar para aquele retrato da china proletária, com toda a gente vestida de cinzento?
Aqui fica então o apelo, comprem carros coloridos. Vamos decretar que é proibido comprar carros cinzentos.
Uma homenagem especial a um grupo de amigos das montanhas que, por acaso, todos compraram Kangoos bem coloridos. Como o nosso, que é justamente amarelo.
Alegrem-se e vão passando por cá.

3 comments:

Sara MM 1/30/2005 7:51 da tarde  

Depois do que li neste post, acho que percebi porque é que tenho tantos amigos que - tal como eu - adoram o côr-de-laranja...
Eu bem me visto de rosa-choque, azul-forte ou laranja, sempre que estou ou sei que poderei ficar triste...
Tens razão! Seria de facto um mais-valia se ao andarmos no meio do trânsito recebessemos uma forcinha... uma terapia-das-cores-alegres...

Anónimo,  1/31/2005 8:25 da manhã  

E que tal pintar um parede lá por casa de uma cor berrante. Estava-me justamente a lembrar de vermelho na parede do fundo do quarto e talvez um laranja no hall de entrada... vá lá, não custa nada! Sejam corajosos.

daniel

Anónimo,  2/02/2005 9:01 da tarde  

É curioso isso doas cores nos carros, mas hoje Lisboa, e não só, descobriu alguma cor, que nem sempre me parece a mais adequada, e vai de espalhar garridice por todo o lado! repara no amarelo, que era a cor odiada por toda a gente (que seria do amarelo se não houvesse mau gosto?) e agora se ostenta em cada fachada nova ou reconstruida (alguns amarelos continuam a ser horríveis!!!).
para algumas coisas fica bem ... como no teu carro.
Segue em frente
Fredoliver

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP