As receitas do Carlitos - 001

>> quinta-feira, janeiro 27, 2005

Como o prometido é de vidro, aqui fica a primeira receita do Carlitos. O título sugere que poderemos chegar às 999, mas temos que começar por algum lado. Tomem nota ou imprimam, porque mais tarde vão querer lembrar-se e já não sabem onde viram. Hoje vamos aprender como se faz Tiramisu à Carlitos.

O Carlitos diz que a coisa mais importante no sucesso de uma receita é a qualidade dos ingredientes. Assim, quando falarmos em Farinha Branca de Neve com fermento não estamos a falar de farinha não sei quê, comprada no Mini Preço, porque sai muito mais em conta. É verdade que este doce não leva farinha, mas se levasse era Branca de Neve com fermento. Se houver várias hipóteses no supermercado tragam a mais cara.

Posto isto passemos ao Tiramisu propriamente dito.
Ingredientes:


  • 250g de Mascarpone Galbani (eu escrevi Galbani, não foi outra coisa qualquer! Encontram no Carrefour. Se não encontrarem, fiquem-se por aqui ou comprem uns pasteis de Belém, que terão muito mais sucesso.

  • 150g de palitos de La Reine (dos caros)

  • 4 ovos (vamos usar 3 claras e 4 gemas)

  • 80g de Cacau em pó

  • 1 taça de café com 1 cálice de vinho do Porto (este pode ser ordinário)

  • 4 colheres de açúcar


Creme Mascarpone: Bata o açucar com as gemas e vá juntando o Mascarpone até formar um creme. Junte as claras batidas em castelo. (Nota do editor: a minha mãe diz que não se pode bater com a colher numa tigela onde estejam claras em castelo. Esta não é do Carlitos, mas fica aqui para quem não soubesse.)
Numa travessa funda, que possa ir à mesa, coloque uma camada de palitos de La Reine, depois de os molhar no café com vinho do Porto. Barrar agora com uma camada de creme Mascarpone e assim sucessivamente até esgotar os palitos e o creme. Finalmente polvilhar com o cacau em pó e deixar no frigorífico durante 3 horas.
Uma sugestão opcional: cobrir tudo com rodelas de morango.

Se estavam à espera de uma foto do resultado final, estão com pouca sorte. O Carlitos não forneceu e eu não me arrisco a publicar uma feita por mim. Às tantas sai-me um pão de Ló e vocês dizem que eu estive a enganar-vos.

Boa sorte e bom apetite.

3 comments:

Anónimo,  1/28/2005 8:36 da manhã  

Só uma pequena nota:
- o verdadeiro tiramisú, inventado nas terras italianas é feito com amaretto (uma espécie de conhaque italiano) muitas vezes substituido por conhaque.

Com viho do porto fica uma versão aportuguesada da coisa, o que também não me parece nada mal, mas estejam conscientes que já lhe acrescentaram qq coisa ou não fora isto " A receita do Carlitos".

Quanto à qualidade do vinho do porto não me lixem. Quanto melhor, melhor.

Daniel

Quica 1/28/2005 9:13 da manhã  

Para "entrada", estamos a começar bem. Pelo andar da carruagem a coisa promete. Mas, afinal, quem é o Carlitos? Bom Apetite!

Anónimo,  2/02/2005 9:05 da tarde  

Traz lá um bocado disso e vem cá!
fredoliver

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP