Monte Brasil

>> sexta-feira, abril 09, 2010

Várias fotos tiradas durante um passeio ao Monte Brasil.

DSC_2071
Há uma parte do trilho do Monte Brasil que actualmente não está marcada. Aliás, junto ao forte da Quebrada, havia até há dias uma placa indicativa que também já se eclipsou.
Estas fotos são desse troço quase secreto que leva ao Forte da Quebrada.

DSC_2072

DSC_2073
Não é a foto que está torta, é mesmo o carreiro que, tal como as árvores, parece escorrer pela encosta.

DSC_2074
Aqui já se vê o forte da Quebrada, bem como o Ilhéu das Cabras, ao fundo.

DSC_2075

DSC_2076
Estas duas últimas são do forte da Quebrada. É um local apaixonante. Em frente temos todo o mar, atrás temos todo o Monte Brasil. O acesso é suficientemente complicado para que nunca lá tenha encontrado ninguém. Adoro sentar-me ali, a olhar para o mar, como se pode ver na foto seguinte.

DSC_2077
Estava sozinho, sentado na ruína do forte da Quebrada quando surgiu o Milhafre, um veleiro já bem conhecido da marina de Angra, tripulado por uma pessoa igualmente sozinha. Parece que é um hábito por aqui, sair sozinho com um veleiro. É uma coisa que me atrai intensamente.
Milhafre é um nome que remete para a origem do nome dos Açores, já que as aves que se julgavam Açores e que deram o nome ao arquipélago eram na verdade milhafres. Daí a utilização deste nome em tantas coisas de cá, nomeadamente na melhor manteiga que existe (excepto talvez a da Normandia).

Ficam a faltar as imagens dos picos do Monte Brasil e da cratera, mas desta vez andei mais pelos carreiros e pelas partes mais baixas.

6 comments:

Ruben Tavares 4/10/2010 12:27 da manhã  

Gosto especialmente da primeira :)

Tanto o forte como o proprio caminho até lá, especialmente o trilho que passa pela mata que mostras na foto, são locais que gosto muito :)

Zé Maria 4/10/2010 12:28 da manhã  

Obrigado pelo comentário. Vindo de quem vem, deixa-me lisonjeado.
Um abraço.
ZM

RS 4/10/2010 7:20 da manhã  

Excelente postal, ZM.
Em todo o caso o local mais bonito que já retrataste aqui no blog é aquela lagoa do lugar dos "mistérios" (creio ser este o nome).
A Terceira é linda, meu amigo. Que sorte...

francisca nemesio 4/10/2010 7:53 da tarde  

Efectivamente é um privilégio conhecer e viver no Arquipélago dos Açores! As paisagens e o oceano, sempre presente, são únicos.

Ana Pereira,  4/14/2010 12:34 da manhã  

Desculpem a pergunta, mudaram-se para um lugar mágico? Algumas fotografias fazem-me lembrar a Irlanda de Yeats.
Bem hajam!

Enviar um comentário

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP