Fotografia de natureza

>> segunda-feira, abril 05, 2010



O Mário Venda Nova, do Elogio da Sombra, iniciou aqui uma reflexão muito interessante sobre o que se considera (ou deve considerar) fotografia de natureza. Eu fui um dos que responderam ao desafio e posso dizer que "caí que nem um patinho". Claro que, quando visito uma paisagem natural, penso em trazer para casa imagens do que me encantou e não necessariamente do que lá estava. Mas também é certo que talvez tenhamos chegado a uma era em que melhor será não continuar a fazer de conta que não vimos o que lá estava, fugindo com a câmara do que desfeia o retrato.
Essa reflexão foi eloquentemente desenvolvida pelo Daniel d'A Barriga de um Arquitecto, neste post. Finalmente, o Mário voltou à carga com um post impressionante que ilustra bem o quanto se pode fazer um trabalho de divulgação da realidade, contundente e eficaz na mensagem, mesmo mantendo a referência à fotografia de natureza.

A fotografia que ilustra este post faz parte do trabalho "Midway" do fotógrafo Chris Jordan, que pode ser visto aqui.

Pessoalmente, em muitas áreas da fotografia, gosto de fotografias que me impressionem, não necessariamente pela beleza, mas quando vou para a natureza fotografar, caio na armadilha de registar o que queria ver mais do que aquilo que vejo de facto. Esta reflexão abriu-me um novo caminho que tenciono explorar no futuro. Veremos se muda alguma coisa.

PS: já agora, seguindo a referência divulgada num comentário ao post do Daniel, vejam aqui como nem tudo o que parece é.

1 comments:

mário venda nova 4/11/2010 5:28 da tarde  

só hoje pude responder mas apesar do atraso aqui fica...
agradeço as tuas palavras em relação aos meus textos, acho que cada um tirará as ilações que achar mais correctas para ao seu próprio trabalho fotográfico mas a mim põs-me a pensar o que realmente ando a fotografar e porquê. foi essa uma das principais razões pela qual eu escrevi, que tenha servido para mais alguém equacionar o seu próprio trabalho deixa-me feliz e agradecido por tomarem em conta as minhas pobres palavras.

um abraço.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP