Curiosidade

>> quarta-feira, Abril 07, 2010

Existe no centro de Angra do Heroísmo uma central hidroeléctrica. Isto dito assim pode parecer um absurdo, porque todos pensamos em barragens, mas neste caso só o grupo gerador é que está na cidade, a água está lá no alto da ilha. Encontrei este impressionante componente das nossas "renováveis" absolutamente por acaso e, como sou muito curioso, estive à conversa com um simpático funcionário que me aconselhou a fotografar esta maravilha escondida.

DSC_2060
Esta é a turbina que está a funcionar e que debitava na altura cerca de 100kw.

DSC_2061
Esta era a antiga, que agora está parada.

Este tipo de turbina é muito curioso, porque, como vêem, o fluxo de água é dividido por dois "injectores" por forma a fazer rodar uma turbina muito semelhante às azenhas dos nossos avós. Só que neste caso a água é verdadeiramente injectada em lugar de apenas "cair" sobre as pás. Achei igualmente curioso o facto de o sistema ser extremamente silencioso.

A central fica mesmo ao lado do jardim público de Angra. Merece bem uma visita.

5 comments:

Pedro 4/07/2010 9:38 da tarde  

Tudo muito limpinho e arrumado!

Carlos 4/08/2010 2:37 da tarde  

Para qd no Facebook ou Tweeter?

Zé Maria 4/08/2010 2:59 da tarde  

Estou no Facebook com o nome zm.sintra

geocrusoe 4/08/2010 3:06 da tarde  

Cá está uma coisa que eu desconhecia aí em Angra, mas pelo enquadramento que deu e as janelas, já identifiquei o imóvel.
Este post também veiu em momento oportuno face ao que está em discussão no Mente Livre

Enviar um comentário

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP