Lisboa inspiradora

>> segunda-feira, novembro 21, 2005

Hoje trago duas pistas que se juntaram neste fim-de-semana:

A primeira é um romance de Robert Wilson, chamado "A companhia de estranhos", que se passa parcialmente em Lisboa e na costa do Estoril, durante o período louco do final da Segunda Grande Guerra. Por vezes faz lembrar a maluqueira que é o "Uma noite em Lisboa" do Erich Maria Remarque. A história decorre em três períodos de tempo distintos, entre 1944 e 1991 e, na parte que se passa em Portugal, percorre a cidade de Lisboa, sobretudo a Estrela e a Lapa, a zona do Estoril, Cabo da Roca, o próprio palácio de Monserrate, uma quinta no Pé da Serra, etc. Fala-se do fado e da forma como os portugueses vivem a ditadura e a guerra. É daqueles livros escritos em tom de guião de cinema, que não conseguimos largar e onde esperamos no final um ecrã a dizer Dolby Stereo. Um dos melhores romances que li em toda a vida. Recomendo vivamente.

A segunda é a reedição em CD do espantoso álbum de Durutti Column "Amigos em Portugal". O meu grande amigo Soutelinho, de visita à FNAC, trouxe-me esta pérola perdida da música dos anos 80 (primeira edição em 1983). Apetece ouvir sem parar.

Se for caso disso, aproveitem o subsídio de Natal, que está aí à porta, passem na FNAC e adquiram ambos (desta vez não tenho comissão). Depois fechem-se em casa, que o tempo não convida a grandes passeatas, acendam a lareira, coloquem o "Amigos em Portugal" no toca-CD's em modo repeat, enrosquem-se no sofá e mergulhem na vida de Andrea Aspinal e Karl Voss. Se forem como eu, juntem ao pacote uns lencinhos de papel. Acreditem que vão dar jeito.

Cuidado, tanto o livro como o CD são viciantes.

Quando terminarem digam-me qualquer coisa.

ZM

Para mais informações sobre Durutti Column, aqui ficam 2 links:
http://www.column.freeuk.com/index.htm
http://users.rcn.com/rpsweb/durutti-column/

3 comments:

montanhacima 11/21/2005 1:59 da tarde  

Já li "uma noite em Lisboa" e se tu recomendas "a companhia de estranhos" acho que vou arriscar. Talvez deixem de ser estranhos logo à primeira página.

d

Anónimo,  11/22/2005 10:31 da manhã  

Tenho vindo frequentemente visitar o seu blog e acho que tem uma partilha muito interessante e variada de temas e sobretudo muita sensibilidade no modo como vê a realidade. Adivinhe quem sou porque conhecemo-nos ?

Anónimo,  11/22/2005 10:35 da manhã  

Tenho vindo frequentemente visitar o seu blog e acho que tem uma partilha muito interessante e variada de temas e sobretudo muita sensibilidade no modo como vê a realidade. Adivinhe quem sou porque conhecemo-nos ?

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP