Universidade dos Açores
>> sábado, maio 08, 2010
Esta semana voltei a estar dois dias no campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores. Para já, ficam aqui algumas fotos dos edifícios desse campus, com particular destaque para a biblioteca, que é um dos edifícios mais extraordinários que tenho visto por aqui. Além da parte estética do projecto, que a mim pessoalmente me apaixona, há toda a parte funcional que me parece muito bem conseguida. A luz dentro daquele espaço é perfeita e muito bem controlada.
O projecto, como disse há dias, é do Atelier de Santos.
As fotos não estão grande coisa, porque eu não tinha tripé e tive que utilizar velocidades baixas (imagem pouco nítida) ou grandes aberturas (menor profundidade de campo, logo menos zonas focadas).
O edifício é todo composto por diversos blocos, bem separados entre si. Mesmo no interior, vemos corpos separados, suspensos, assentes em colunas inclinadas, muito dinâmicas.
Aqui podemos ver a textura que as cofragens conferiram ao betão. É uma coisa muito bonita e bem conseguida.
Estas rampas que ligam os diversos espaços conferem um carácter especial ao espaço e condicionam os fluxos de gente de uma forma muito elegante e bem sucedida.
Como já disse, o controlo da luz é uma das principais características deste projecto.
A forma como esta biblioteca é utilizada é uma prova evidente do sucesso deste projecto.
Esta cobertura em dente de serra, com as entradas de luz viradas a Norte é muito bela e muito funcional.
A mesma zona, fotografada no outro sentido.
Vazios entre andares. Uma solução muito prática e muito eficaz em termos de circulação de ar. Poderão reparar igualmente nas entradas do ar condicionado que são no chão. É uma solução frequentemente questionada, mas que funciona muito bem. O ar "sujo" sobe e é extraído pela parte superior do espaço. Assim, a parte "fresca" do ar está apenas onde é precisa: na camada onde estão as pessoas.
Aqui podem ver a "pele" de ferro com que os arquitectos cobriram os vãos virados a nascente. É uma rede de ferro com um padrão direccional, que está colocada em rectângulos ora virados numa direcção ora noutra. Vistos do exterior, esses rectângulos parecem escuros ou claros, dependendo da direcção do Sol. É uma solução muito eficaz na filtragem da luz do dia e igualmente muito bonita de ver.
Vista de mais longe, a biblioteca é o edifício mais marcante do campus.
Estes edifícios são já noutra parte da Universidade, mas também me agradaram bastante.
Um edifício mais antigo, mas que acho igualmente muito interessante.
Esta Universidade tem aqui juntas três belas peças de arquitectura, mas a biblioteca é algo que, só por si, justifica um salto a Ponta Delgada. Quanto a mim é uma das mais belas bibliotecas que alguma vez vi. Talvez mesmo a mais bela de todas.
Se fosse construído no MIT ou em NY, sería seguramente um projecto conhecido mundialmente. É das coisas mais bem feitas que tenho visto. Tiro o meu chapéu ao Atelier de Santos e aos arquitectos que conceberam esta obra de arte.
A totalidade das fotos aqui.
As fotos do Fernando Guerra deste mesmo equipamento aqui.
As minhas fotos não se comparam às do Fernando, como será fácil perceber, mas há uma grande diferença que as torna "complementares": as minhas têm livros e gente.
Se forem a Ponta Delgada, não deixem de fazer uma visita a este monumento.
3 comments:
Meu caro ZM
Tens neste postal as melhores fotografias (penso eu) aqui publicadas, desde o início da aventura açoriana.
O aproveitamento das estantes, do efeito dos tacos no chão... dão uma sensação de fotos à velocidade da luz, em ambientes profundamente serenos, como são as bibliotecas, ou os corredores de uma universidade.
A luz dos interiores está também, na minha perspectiva, muito bem aproveitada.
Um abraço
Rui
Não conheço.
Muito bonito.
Quando for à terceira não deixarei de visitar.
Pedro,
Ponta Delgada é na ilha de S. Miguel, não é na Terceira :-)
Eu dantes também não percebia nada disto.
Um abraço.
ZM
Enviar um comentário