Modernizar o ensino

>> terça-feira, maio 18, 2010



Uma das coisas que mais me preocupa (neste momento) com as crianças é a forma como irão ser ensinadas na escola. Infelizmente, a experiência que temos tido não é brilhante, bem pelo contrário. Interessa-me muito encontrar formas de os fazer pensar, mais do que obter deles a solução para os problemas.
Quando estudo matemática com a Madalena digo-lhe sempre: a matemática não é onde se chega, é o caminho que fizemos para lá chegar; não me interessa o resultado, interessa-me a forma de o achar. Ela fica sempre meio acabrunhada com este "lema", mas aos poucos vai percebendo o que quero dizer.
Gostei do discurso de Dan Meyer, ali em cima, no TED.
Se o tema vos interessa, espreitem o blog do senhor.

1 comments:

Nana 5/26/2010 8:25 da tarde  

Olha agora gostei muito desse teu lema ! E concordo ! deve-se ensinar as crianças a aprender, a descobrir, a ter "espirito cientifico" e não dar-lhes tabelas todas feitas com as soluções ! Continua a "brincar" com matemàticas e fisicas com as tuas crianças ! que a escolaé feita para "burros" !
Beijocas

Enviar um comentário

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP