Gropius precisa de ajuda

>> sexta-feira, Agosto 31, 2007



Há um Gropius a precisar de ajuda, mas desta vez não é Walter.

Não há nenhum candidato à adopção?

(via Barriga de um arquitecto)

ZM

Read more...

Mais 2 links ali para o lado

Entraram mais 2 links na respectiva secção:
1 - O recente blog Serra de Sintra, que hoje aborda o tema dos elevados preços das entradas no Palácio da Pena, assunto igualmente desenvolvido no Rio das Maçãs.
2 - O "A Muerte" (expressão utilizada na escalada para significar com toda a força e energia) do divertidíssimo Guga. Neste caso é um blog de um brasileiro, que viveu algum tempo em Portugal e em Espanha, e agora está na Bélgica encantado por uma sereia. O que é curioso é o facto de escrever em Portunhol.

Espreitem, que vale a pena.

ZM

Read more...

I guess he's not dead, although he claims so.

>> quarta-feira, Agosto 29, 2007

Peter Murphy afinal ainda vive.

Os Bauhaus foram uma das minhas bandas de referência quando comecei a prestar atenção à musica. A outra, como muitos dos meus leitores já sabem são ainda os Dead Can Dance. Quando foi possível ouvir Bauhaus ao vivo, julgo que em 1999, tive que os ver bem de perto, o que me valeu uma valente discussão com a minha namorada da altura (actual mulher), que continua a não gostar de multidões, sendo incapaz de estar no meio da molhada junto ao palco de um concerto. No entanto, não trocaria por nada o momento em que ouvi sair da boca de Peter Murphy a cantiga Severance, um original dos Dead Can Dance.

Descobri-o de novo, agora, num blog que vai já para os links ali ao lado: Irmão Lucia.



Imperdível.

ZM

Read more...

Arquitectura

Tal como o Lourenço anda a dar os seus primeiros passos, trôpego, aos tropeções e bate-cús, com o objectivo de vir a andar tão bem como os "grandes" que vê do seu ângulo rasteiro, eu comecei a dar os meus primeiros passos na fotografia de arquitectura. No meu caso, quem eu miro do meu humilde ponto de vista é a referência nessa matéria, mas parece-me evidente que o Lourenço chegará mais cedo ao objectivo.

Como me esqueci do cartão "Press", tive mais uma vez que entrar à socapa. Se um dia destes tiverem que me ir visitar ao Linhó não se admirem.

Pois cá fica o primeiro conjunto de fotos de arquitectura feitas com a D80.















Estas são todas de uma casa do gabinete Simbiose, que está à venda na Choice. Gosto particularmente dos estores exteriores de lâminas e do facto de se poder andar sobre a cobertura. Não gosto da orientação, mas neste caso isso prende-se com o terreno e não com uma escolha errada do arquitecto. Acho um projecto muito interessante.



Esta é de uma casa que está em construção, mesmo ao lado da anterior, neste caso da autoria da arquitecta Inês Lobo. No geral admiro bastante o trabalho da Inês Lobo, mas este projecto particular não o compreendo. Acho esta casa terrivelmente fechada sobre si própria, e parece que irá ter paredes em betão aparente. Imagino que a factura energética deste edifício não vá ser muito fácil de pagar. O problema é que este tipo de construção para milionários da energia tem uma parte da factura que é paga por todos nós: a poluição atmosférica. Diria que este projecto foi erguido totalmente sobre o plano estético, completamente de costas para os aspectos energéticos, funcionais e ecológicos.

Read more...

A Festa de Nafarros

Todos os anos, no final de Agosto, somos brindados com um festival de música pimba, com a cacofonia dos carrinhos de choque e dos carrocéis e com o cheiro apetitoso das farturas, filhoses e carnes na grelha. Claro que acabamos sempre por lá fazer uma visitinha.

Ontem foi dia de feira, mas decidi carregar a máquina com "rolo" a preto e branco, de 800 ASA. Aqui fica o resultado.








Uma figura popular, no eixo Galamares-Nafarros.


O dono desta tenda não gostou de ser fotografado. Veio ralhar comigo dizendo que eu lhe devia ter pedido autorização. Neste aspecto Portugal é um país um bocado ancestral. Toda a gente tem medo que as fotos lhe roubem a alma. É sempre proibido fotografar e até os feirantes se aborrecem por terem uma lente apontada.


As três estarolas.


Black and White propriamente dito.

Quem quiser lá passar, ainda tem mais uns dias.

Read more...

Baby blog

>> segunda-feira, Agosto 27, 2007

Nestes dias o Arrumário anda assumidamente um baby blog. Assim sendo, cá vão mais umas fotos, tiradas ontem na festa de aniversário da Madalena (embora quem apareça seja o mano).


Vai ser marinheiro como o avô?


Ou marioneta?


Aqui vemos o animador de serviço, com a criançada toda à volta.


Aqui temos o Lourenço a fazer as suas palhaçadas. Descobriu uma nova perspectiva para ver o mundo, eventualmente mais interessante do que a habitual.

Boa semana.

ZM

Read more...

Incêndio em Sintra

>> sábado, Agosto 25, 2007

Na quinta-feira, dia 23 de Agosto, houve um grande incêndio aqui em Sintra. As chamas andaram a lamber os quintais de alguns vizinhos muito próximos e deixaram marcas fundas em alguns outros amigos que vivem um pouco mais distante. Recebi por mail esta primeira imagem, onde se vê bem o meu bairro com as chamas por trás. Foi enviada pelo Pedro Cabral, a quem agradeço, e dá uma ideia de proximidade das chamas que não é bem real, já que a perspectiva está muito esmagada pela objectiva.



Mais tarde o fogo haveria de chegar realmente perto de Nafarros, tendo chegado a consumir parte dos quintais de alguns vizinhos muito próximos.
Eu, inquieto pela progressão das chamas, saí mais cedo do escritório e vim dar apoio aos vizinhos e à família. Tive que percorrer um longo caminho para fugir às barreiras que havia nas estradas. Já à vista da Quinta Verde, o aspecto do incêndio era este:



Nesta altura já o vento empurrava o fogo para o lado de Mourelinho e Carrascal, mas o festival aéreo continuou por mais algumas horas sobre Nafarros. Só deixámos de ouvir a aviação já perto das 21:00h.



Podem ver mais algumas fotos do acontecimento no excelente blog Rio das Maçãs.

Foi um grande susto. Observando os estragos, parece impossível como foi tão complicado controlar um incêndio que se propagou essencialmente em mato rasteiro. Eu não percebo nada de combate a incêndios, mas diria que com os mesmos meios e a mesma coordenação, se a coisa calha a ter chegado à Serra, ainda hoje lá haveria chamas e não teria sobrado nem uma só árvore de pé. Isto para não falar no imenso património que se perderia entre as cinzas. Mais do que o susto do próprio dia, ficou-me essa profunda insegurança. Hoje sei que qualquer doido, escolhendo as condições climatéricas adequadas, pode destruir toda a serra de Sintra com um isqueiro Bic.

A vida continua, mas há agora um novo medo, que nos endurece o travesseiro.

ZM

Read more...

Primeiros passos

O Lourenço deu os primeiros passos. É um bocado mandrião, por isso continua a gatinhar sempre que se quer deslocar rapidamente, mas a verdade é que já anda em pé. Se não fosse o orçamento já estava na altura de encomendar o próximo. E ainda dizem que a natalidade está baixa. Eu digo: não é a natalidade que está baixa, é o preço da educação que está alto (ou a qualidade da que é barata que está baixa, se me faço entender).





Entretanto houve o fogo aqui na zona e eu tenho algumas imagens, mas tinha que dar primeiro esta notícia.

Bom fim-de-semana a todos.

ZM

Read more...

Montejunto Novo

>> terça-feira, Agosto 21, 2007

Estas imagens são de uma falésia a que chamamos Montejunto Novo, no alto da serra homónima, relativamente perto da famosa real fábrica do gelo. Foi a última aula de um curso de iniciação à escalada. Provavelmente o último que dei na vida, mas que me deixou excelentes recordações.









Se pensarem algum dia passar por lá levem casacos. É dos locais mais frios que conheço aqui na zona, mas vale bem uma visita.

ZM

Read more...

Azenhas

>> segunda-feira, Agosto 20, 2007

A máquina nova e a proximidade deste magnífico cenário fizeram-me virar as costas ao receio do cliché e pressionar eu próprio o botão, para ver se o kit é tão bom como dizem.
Não posso dizer que esteja insatisfeito com o resultado. Para fazer melhor, só era mesmo preciso talento e técnica. Equipamento já tenho que chegue.



Passem por lá e visitem o restaurante do Rodrigo e do João Pedro. É certamente dos mais belos locais da nossa costa para jantar um peixe grelhado. Dizem que o peixe salta do mar directamente para a grelha. Pode haver peixe igualmente fresco noutros locais, mas mais fresco não há certamente.
Só não me peçam para pagar a conta. Consta que é durinha.

ZM

Read more...

Viagem de Cacilheiro

>> sexta-feira, Agosto 17, 2007

No Domingo, depois da chuva, fomos "andar de barco". Desta vez no cacilheiro que vai de Belém à Trafaria. Aqui ficam os registos do evento.



















ZM

Read more...

A festa de Janas

>> quinta-feira, Agosto 16, 2007

Aqui ficam as outras fotografias da visita à festa de Janas.









ZM

Read more...

Carrossel

>> quarta-feira, Agosto 15, 2007

Isto agora está transformado num photo blog. Temos pena, mas a D80 é um brinquedo imperdível e eu não consigo deixar de partilhar com os meus infelizes leitores o que me vai saíndo da electrónica e da óptica da dita.

Neste caso foi na feira de Janas, onde o Lourenço se estreou nos carroceis, com o ar pachola que a imagem ilustra. A mãe estava claramente mais excitada do que o filho.


Nikon D80
18-70 AF-s DX @25mm [equivalente a 37mm]
1/25s
f/3.8
800 ISO


Se vos interessa a fotografia, vão passando por cá. Caso contrário podem ir à vossa vida, porque é isto que se vai passar por aqui nos próximos tempos.

Boas férias aos que ficam e aos que vão.

Read more...

Pepsodente

>> terça-feira, Agosto 14, 2007



A iluminação está uma desgraça, mas mesmo assim gosto da foto por causa do sorriso genuíno. Com uma modelo deste calibre difícil é fazer más fotos.

Nikon D80 - B&W out of the box, para testar.

ZM

Read more...

Aparição

>> segunda-feira, Agosto 13, 2007



ZM

Read more...

Mais criançada... (desculpem lá)

>> quinta-feira, Agosto 09, 2007

O raio das lentes parecem ter vida própria e estão sempre a virar-se para os catraios. Aqui ficam mais umas fotos da criançada.


Questionando o mister.


Já se nota aqui um toque vitorioso de Sportinguista, não?


A Madalena, na companhia de uma vizinha, no escorrega dos outros vizinhos, que por sua vez estão de férias tranquilamente e não fazem ideia de como o escorrega anda animado. Este bairro é um paraíso...

ZM

Read more...

Já cá canta

>> quarta-feira, Agosto 08, 2007

A tão desejada D80 já chegou. Aqui ficam os primeiros testes, com a configuração de fábrica e praticamente "out of the box".


A Madalena com o seu habitual sorriso "Calvin" para as fotos de pose.


O Lourenço a espalhar charme com a sua expressão Harrison Ford.


Esta foi com o flash built in

Parece-me que a coisa promete.

Read more...

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP