Casas em Vale de Parra

>> quinta-feira, setembro 28, 2006

Há alguns anos, de passagem pelo Algarve, andámos a espreitar os Salgados (uma coisa absurda, de que talvez um dia volte a falar aqui). Já de saída tivémos este prémio de consolação junto a Vale de Parra.

Na altura eram apenas duas casas, e embora bastante diferentes, utilizavam a mesma linguagem. Achei-as muito interessantes.



Entretanto, no livro "Arquitectura em Lisboa e Sul de Portugal desde 1974" [Carsten Land, Klaus J. Hücking e Luiz Trigueiros - Editora Blau (2005)], encontrei recentemente uma referência a este conjunto de casas.



O projecto é de Jorge Guerreiro, Paulo Simões e Pascoal Santos, data de 1995, embora a construção seja mais recente. Actualmente já são 4 casas e aparentemente há mais para construir. Estão todas na mesma rua, na Urbanização Torre da Morena e são todas diferentes, mas à primeira vista parecem iguais. Acontece que usam exactamente a mesma estética, quase como se a cada morador tivesse sido dada uma caixa de Lego gigante e cada um tivesse construido como entendesse. Todas têm algumas "peças" amarelas, no resto são brancas. Os vãos a Norte, mais facilmente avistáveis da rua, são reduzidos, virando as casas para Sul. A volumetria é muito semelhante.
Parecem realmente fazer parte de um divertido jogo entre os moradores, cujo resultado é francamente positivo. Eu arriscaria dizer que quem lá mora são os seus autores.
Dá vontade de conhecê-las por dentro.
Já sabem, se passarem em Vale de Parra, têm lá com que se entreter. E seguindo a sugestão do Montanhacima, vão depois ao Cabanitas, no cruzamento de Vale de Parra. Parece que se come lá bem.
ZM

1 comments:

Anónimo,  9/28/2006 10:15 da tarde  

muito louca esta casa,cmo todas as outras que costuma por no seu blog.muito obrigado pelo seu comment,quando passar por la ja sei e vou tar atento pk uma casa daquelas requer uma certa atencao.Essa zona dos salgados é uma zona optima de ferias,e depois tem logo ali a praia de sao rafael que tem uma beleza descomunal,agua transparente,enfim é uma praia 5 estrelas mesmo.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP