La Double Vie de Veronique

>> segunda-feira, maio 08, 2006

Não posso deixar de trazer aqui uma referência a um post amoroso no La Double Vie de Veronique:

"Al lector se le llenaron los ojos de lágrimas,
y una voz cariñosa le susurró al oído:
- Por qué lloras, si todo en ese libro es de mentira?
Y él respondió:
- Lo sé pero loque yo siento es de verdad."
Ángel González, 101+19 = 120 poemas

Eu sou assim, tal e qual. Tanto nos livros como no cinema, emociono-me como se vivesse de verdade o que está na tela ou no papel.
O último filme em que isso me aconteceu foi no Crash (Colisão). Há uma cena, que não vou contar com detalhe, que se passa com uma criança pouco mais velha do que a minha filha. Somos levados a pensar que ela vai ser morta com um tiro, nos braços do pai. É uma cena magistral, tipo Crónica de Uma Morte Anunciada, em que somos conduzidos, com uma tensão crescente, ao momento do tiro. Antes mesmo de acontecer o que quer que fosse, já eu estava encolhido na cadeira, a soluçar como se de facto me tivessem morto a filha. Demorei largos minutos a recuperar daquele momento. Acabei o filme lavado em lágrimas.
Gosto de saber que há mais quem seja deste clube dos choramingas.
Quanto ao Double Vie, já sabem, passem por lá.
ZM

8 comments:

Anónimo,  5/09/2006 9:43 da manhã  

tens aqui a tua mana que é da mesma "matéria" ! género cebola !!!
Como tu, os livros, os filmes, podem não ser "de verdade", mas os sentimentos que nos provocam são !
Beijokas !

Anónimo,  5/09/2006 11:23 da manhã  

Então estás como eu, Zé... "abro a torneira" por tudo e por nada.
Não sei se é doença se é virtude... sei que nem todos o compreendem e ficam-me a olhar de lado, como se chorar fosse assim uma "coisa" muito feia.
Revejo-me um pouco em ti.
Beijocas e continua a chorar, isso faz bem à alma (limpa).
Sónia Capela

Quica 5/09/2006 12:00 da tarde  

É verdade. Também eu sou super cebola. Uma "piegas" mesmo. Com livros, com filmes, com a vida real... Há tanta coisa que me faz chorar...
Não sei se é bom ou mau mas que sou assim sou e, também não me importo nada.
Bj gde

dora 5/09/2006 5:34 da tarde  

... e eu gosto de te saber no clube!
beijos :)

Sílvia Antunes 5/15/2006 9:32 da manhã  

Acho que somos todos um pouco assim, apenas há uns que disfarçam mais.
Eu já chorei em muitos filmes, mas ainda me lembro do primeiro em que desatei mesmo a chorar em pleno cinema "O Clube dos Poetas Mortos".
:)

Joao 5/16/2006 11:48 da tarde  

e o Tigre e a Neve? Vai ver! Para mim foi dificil o final, soluços, pois então.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP