Prédios

>> segunda-feira, março 06, 2006

A zona de Alcântara tem um ambiente particular. Na semana antes do Carnaval estive a fazer uma formação nesta zona e diverti-me a fotografar alguns dos prédios da zona, dos mais antigos aos mais modernos.

Há muitos prédios como este em excelente estado. Têm sido recuperados nos últimos tempos. Uma das coisas que aprecio é o tamanho das janelas, coisa rara na arquitectura urbana de Lisboa.

Os prédios de gaveto estiveram na moda durante uma determinada época. Sempre me encantaram as varandas e janelas destas esquinas.

Aqui temos um prédio recente, com uma solução curiosa para as varandas. Têm umas portadas de correr que têm o efeito de um rectângulo de sombra portátil, para refrescar alguma zona por encomenda.

Mais um magnífico prédio de gaveto, com as tais varandas que sempre me intrigaram.

Num registo recente, temos este condomínio do qual não tenho muita informação, mas que tem (mais uma vez) uma caracteristica que me atrai: as janelas enormes.

Esta chaminé, como uma âncora num passado industrial, dá alguma graça ao conjunto.



Esta zona de Lisboa tem sido bastante enriquecida, em termos arquitectónicos, nos últimos tempos. Agrada-me igualmente a residência geriátrica da Junqueira (de Valssassina) e o Hotel Ópera, perfeitamente encaixado entre os pilares da ponte, mimetizando um dos seus contrafortes.

ZM

4 comments:

ana ventura 3/09/2006 8:48 da manhã  

Para quem gosta de escrever...aqui fica um desafio: http://papeisportodolado.blogspot.com/2006/03/fmea.html

Zepa 3/15/2006 11:06 da manhã  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zepa 3/15/2006 11:13 da manhã  

Oi amigo.
O condomínio de que dizes não ter muita informação, foi projecto por um Senhor Frederico Valsassina...talvez já tenhas ouvido falar. Chama-se "Alcântara-Rio". http://www.fvarq.com

Anónimo,  3/17/2006 12:26 da manhã  

Caro Master:
andas na minha zona e nem dizes nada... eu vejo-me à rasca! quanto ao Hotel Ópera... é de outro Master: Manuel Salgado
aquele abraço
Miguel "Teco" Taborda

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP