Cine Teatro Municipal do Cartaxo

>> sábado, março 18, 2006

Chegou finalmente o momento de conhecer ao vivo o Cine Teatro Municipal do Cartaxo, um projecto da dupla Cristina Veríssimo e Diogo Burnay (por acaso meu primo).

É um edifício entalado entre outros, mas que se destaca pela originalidade do alçado que dá para a rua. Depois de surpreendidos pela improvável fachada da entrada, ficamos igualmente boquiabertos com o desenho do foyer. A massa de betão das bancadas da sala principal forma o tecto deste magnífico espaço, que surge como que pendurado no vidro da fachada, sem que se perceba bem o que é que segura toda aquela massa.

Os jogos de luz são uma constante em todo o edifício.

O espectáculo que estava a decorrer era mesmo a limpeza do palco. As actrizes não ficaram muito satisfeitas com o registo destas imagens, mas acho que valeram a pena.

Fiquei cheio de vontade de lá voltar em hora de espectáculo de verdade.

As paredes são quase todas cobertas com estas ripas que as tornam leves e acolhedoras. Além disso, como já dizia o Obelix, tornam o espaço maior.

Dão um efeito óptico muito interessante.

Mais um jogo de luzes, partilhado entre a janela real e a caixa de luzes artificiais, junto à entrada da sala de cinema.

O bar do foyer, em mezanine sobre a entrada. Belíssimo.

Uma daquelas passagens aéreas que tanto me agradam.

A fachada da entrada, com o seu surpreendente "chapéu" de betão.



Juntamente com o teatro azul de Almada, da dupla Egas José Vieira e Manuel Graça Dias, formam uma parelha de equipamentos semelhantes que provam o que eu não me tenho cansado de dizer: a arquitectura portuguesa está bem e recomenda-se.

Se quiserem ver fotografias a sério, dêem uma saltada a http://www.ultimasreportagens.com/ do Fernando Guerra. Gosto de publicar a minha própria visão dos projectos, mas o Fernando é outra Guerra :-)

Este Cine Teatro já está a funcionar. Se for caso disso procurem a programação e passem por lá.

Outras informações em http://www.cm-cartaxo.pt/cartaxo/NoticiasEventos/Noticias/Reabilita%C3%A7%C3%A3o+do+Cine-teatro.htm

ZM

2 comments:

Sara MM 3/20/2006 8:53 da manhã  

Gostei. Bastante.
Bjs*4

Anónimo,  3/21/2006 10:49 da tarde  

Belíssimo projecto, este. A solução do ripado é notável, num espaço destes. Gostava de ver o projecto.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP