Catarina de Bragança

>> sexta-feira, setembro 30, 2005


Imaginem uma escola com um ambiente tão caloroso e pacífico que são os pais, quando lá deixam os filhos, quem tem vontade de chorar. Não por deixarem as crianças, mas por não ficarem lá eles.

Imaginem uma escola onde as crianças não são despejadas ao portão, mas entregues por cada um dos pais de colo para colo, de beijinho para beijinho, quase sempre com manifesta alegria.

Imaginem uma escola onde tudo é colorido e alegre, do exterior ao interior, e dentro dos corações.

Imaginem uma escola onde o jardim é um lugar importante, onde as árvores e a terra são para tocar, onde o ar livre e o Sol são componentes fundamentais.

Imaginem uma escola que, além das crianças, tem também lá dentro os pais. Uma escola em que estes são bem vindos a qualquer hora do dia, para almoçar ou lanchar. Uma escola transparente, aberta, contente com a participação dos pais.

Imaginem uma escola com um projecto educativo sólido e transversal, em que existe um tema por ano, que atravessa todas as classes desde o berçário até ao 4º ano, com actividades adequadas para cada classe etária.

Imaginem uma escola onde a forma de lidar com as crianças é a mesma desde o motorista da carrinha à directora pedagógica, passando pelo jardineiro, a cozinheira, as auxiliares todas e as educadoras. Imaginem que jamais alguém grita com os miúdos.

Imaginem uma escola onde as crianças não são colegas, são amigos.

Imaginem uma escola em que os vossos filhos são meninos da Terra, amam-na e respeitam-na, assim como se amam e respeitam entre si. E onde escrevem cartas ao Mar.

Imaginem uma escola quente como um útero, luminosa como um olhar materno, divertida como os garotos que a habitam em algazarra, onde apetece sempre mais ficar do que deixar os filhos.

Essa escola existe, chama-se Catarina de Bragança e, digo-o com toda a convicção, é a melhor escola do mundo.

ZM

PS: Situa-se no Morelinho, frequesia de S. Martinho, concelho de Sintra.

9 comments:

Desconhecida 9/30/2005 9:35 da manhã  

Estás mesmo lamexas!

Beijinhos

Anónimo,  9/30/2005 3:53 da tarde  

eu que sou educadora de Infancia, fico muito feliz por saber que nessa vossa terra hà alguém que põe em pratica tudo o que aprendi e que tem uma equipa de pessoal que està na mesma onda !
Como diria a TiBé:
"com muita saùde a gose !"
E benvindos os pais nas escolas dos filhos deles !!!
Isso é que é categoria !!!
Beijocas
( e espero que depois arranjes uma primària da mesma ordem)

JNM 9/30/2005 10:54 da tarde  

Olha ZM. Pelo que dizes foi uma boa escolha...ele há para aí tanta coisa mazinha...

Um grande abraço, amigo.

Titá 10/03/2005 11:01 da tarde  

Até desconfio que é o 1º ano da criança no infantário. Como o entendo!!!!. de qualquer forma fique calmo, que pela descrição parece-me uma excelente escola

Anónimo,  10/06/2005 11:21 da manhã  

Olá Zé,
De facto só é pena que haja tão poucas escolas assim no nosso país, pois as crianças são o melhor que há no mundo e merecem isto e muito mais.
É pena também que a riqueza esteja tão mal distribuída e que muita gente não possa ter os seus filhos numa escola como esta.Certamente que muitos fariam tudo para tal!
Ainda bem que tens essa "benção". Agradece e lembra-te que não é para qualquer um.
Beijocas, SC

Anónimo,  11/17/2005 3:50 da tarde  

Parece mentira que existe esta escola...
Foi a melhor coisa que me aconteceu, a mim e aos meus filhos. Concordo plenamente com a tua descrição, sobretudo quando falas das lágrimas dos pais ao saírem da escola.
Beijinhos Lobo Matreiro...lol

Anónimo,  8/01/2006 12:06 da tarde  

Zé Maria

Concordo TUDO contigo!
É, de facto, a melhor escola do mundo!
Beijinhos ás tuas meninas...

Anónimo,  12/16/2006 10:56 da tarde  

Olá,
sou relativamente novo no colégio Catarina de Bragança, mas tenho vontade de partilhar o que sinto e este parece-me ser o melhor, e único meio de o fazer junto de pessoas que já o conhecem e de todos os outros. Tive hoje o prazer de assistir á festa de Natal dos alunos do nosso colégio.
Fiquei emocionado, diverti-me imenso com as nossas crianças, adorei ver a Carolina a solo, a peça de teatro que os pais nos ofereceram, a professora de musica a dirigir os alunos, as crianças da infantil a cantar, toda a peça '' Em busca de um pinheiro'' foi fantástica, tive também a oportunidade de conhecer melhor a familia do Catarina de Bragança e perceber melhor a dimensão e realidade que o envolvem.
Foi realmente um prazer , o meu obrigado a todos pelo momento que me proporcionaram.

Anónimo,  6/06/2013 10:13 da manhã  

Cuidado!!! nem tudo o que parece é...
No que diz respeito a transparência, enganam-se, falo do que aconteceu ao meu filho, criaram um problema catalogando-o de problemático (com três anos de idade) é no mínimo incrivel e, quando nós pais, depois de a escola dizer que não sabiam o que fazer mais,precisamos de alguém que nos oriente, propusemos mandar um técnico da área de sáude para acompanhar e avaliar a situação im loco - escola, a fim de serem estudadas e indicadas soluções, foi recusada a entrada da referida técnica na escola, ..."não queremos cá mais niguém...alguém que não conhecemos de lado nenhum".
Claro que tudo isto é uma forma muitissimo resumida de contar o que se passou, é só um alerta do insólito e lembro que se fala de uma criança.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP