Feira Medieval de Óbidos

>> terça-feira, julho 19, 2005

No Sábado passado fomos visitar a Feira Medieval de Óbidos. Tenho tentado perceber porque é que as pessoas aderem tanto a este tipo de evento e não encontrei uma resposta. Como poderão já ter visto em posts anteriores, sempre que posso, também pico o ponto em qualquer feira medieval que se me apresente. Tendemos a esquecer as malvadezas que se praticavam naquela época e apenas nos deliciamos com a música e a forma "tradicional" de fazer as coisas, que são apresentadas nestas feiras. De resto, o castelo de Óbidos vale bem uma visita só por si.
Logo à entrada da vila, somos brindados com uma das mais belas buganvílias que alguma vez vi:

Um pouco mais adiante, fomos espreitar a igreja matriz. A Madalena, vá lá saber-se porquê, é uma verdadeira beata, pelo que sempre que vê uma igreja aberta, não descansa enquanto não vai lá espreitar.

Depois entrámos na parte da feira propriamente dita. Demos por lá umas voltas e dirigimo-nos aos comes e bebes, enquanto não chegava a marabunta.

Comemos umas espetadas à época, temperadas com ervinhas, acompanhadas de umas excelentes migas e regadas de cerveja preta, servida em copo de barro. Estava delicioso e foi surpreendentemente barato. Se lá forem recomendo a tasca do fundo, do lado esquerdo, onde têm espetadas com migas.
Entretanto fomos brindados com uma performance musical de grande nível, desempenhada por um grupo francês. As fotos seguintes são todas desse momento inesquecível




Andavam por lá uns rapazes, enfiados dentro de uma espécie de teatro de fantoches portátil, que azucrinam a cabeça de quem passa, tipo bobos da corte, mas com bastante piada. Seguem um pouco o estilo Gato Fedorento, mas mais improvisado.
Há muitas bancas de artesanato e saberes tradicionais. Podem consultar o programa das festas em http://www.cm-obidos.pt

Se vos interessar, passem por lá, mas vão com paciência porque a multidão é mais que muita.

Depois deste breve intervalo, não percam os restantes episódios de "uma aventura em Benasque".

Vão passando por cá.

ZM

2 comments:

Quica 7/19/2005 10:48 da manhã  

Bem que tinha ido com vocês mas, à falta de melhor, fico pela descrição. Bj

MH 7/20/2006 8:03 da tarde  

Também estive lá:)

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP