Benasque III

>> quarta-feira, julho 20, 2005

No dia em que voltámos do cume do Aneto voltámos a ir dormir no Camping Aneto, junto à vila de Benasque. Tínhamos o suporte de uma roulote e as sopas da Joselinda para nos saciar os sabores. Depois de uma noite bem descansada, decidimos tentar espreitar o vale Ballibierna, ali perto. É um vale que dá acesso ao Aneto, pelo lado oposto ao que tínhamos subido, por onde se faz uma corrida (sim, uma corrida) até ao cume daquela montanha. É uma corrida louca, que percorre 42Km, com um desnível de 2.276m. O que é impressionante é que o recorde está abaixo das 4 horas! Chama-se Nike Aneto X-treme Marathon.
Tal como muitos outros vales desta área, durante o Verão, este vale está fechado ao trânsito automóvel.

Entretanto encontrámos um casal de espanhóis com quem já nos tínhamos cruzado 2 vezes nos dias anteriores e recomendaram-nos uma visita ao Forau de Aigualluts. Assim, decidimos seguir a sugestão e lá fomos de volta às marmotas, vacas e afins para voltarmos a chegar à Besurta, de onde parte o percurso para aquele local.

Forau de Aigualluts é o local onde desagua, se assim se pode dizer, o glaciar do Aneto. A água que escorre do glaciar forma um rio, que se despenha numa cascata, mergulhando numa caverna dentro da montanha. Esta água só voltará a ver a luz do dia, já bem longe dali, no Vale de Arán, onde julgo que vai engrossar o rio Garona, em direcção a França.
O caminho que leva a Forau de Aigualluts é muito bonito e relativamente plano. Recomenda-se vivamente, mesmo para quem não esteja em boa forma física.

Quando chegámos ao local onde a água do glaciar é engolida pela montanha, tínhamos o cume do Aneto, nosso conhecido da véspera, bem à frente dos olhos.

É o cume mais alto que se vê, à direita na foto, meio tapado pelas nuvens. O glaciar parece minúsculo visto daqui.


As imagens seguintes foram tomadas no regresso à Besurta, de onde voltámos a apanhar uma camioneta para o estacionamento do carro.



Já só faltam mais 2 episódios. Vão passando por cá.

ZM

2 comments:

Sara MM 7/25/2005 12:10 da tarde  

as paisagens "frias" sao decididamente as mais maracntes!

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP