Lembram-se do Raúl Lino

>> terça-feira, maio 17, 2005

Lembram-se do post em que falei do Raul Lino? Pois aqui fica uma foto que fiz ontem do tal palacete que também foi desenhado por ele. Às vezes penso no impacto que este edifício teve no cenário da vila e de como por vezes nos arrepiamos tanto com construções que, décadas mais tarde, se revelam notáveis.
O palacete do Raúl Lino é o das 2 torres que vemos à esquerda.

Hoje julgo que não seria permitida a construção de um edifício com esta volumetria nesta área, no entanto é uma obra notável. Chama-se Casa dos Penedos e foi construída em 1922. Tem o alçado Norte aproximadamente simétrico, apenas quebrado pelo corpo do salão de baile, à esquerda. Se puderem, comprem o livro da Editorial Blau, para poderem apreciar a sumptuosidade do interior. Está à venda no museu do brinquedo, na vila de Sintra.

Passem por lá, com olhos de ver.

ZM

7 comments:

A.João 5/16/2005 10:16 da tarde  

Ainda há poucos dias estive a olhar para esse palacete com uma certa curiosidade e também tirei a foto da praxe. Já agora obrigado pela informação.

JNM 5/16/2005 10:30 da tarde  

O ouro do Brasil e da Venezuela fizeram as delícias e os devaneios do novo riquismo no ínicio do século passado.

Quanto à permissão para se contruir um edíficio como este nos dias que correm, já podem começar a sonhar com isso...

Lua 5/17/2005 9:34 da manhã  

Este Palacete traz-me uma nostalgia imensa. Pertencia à família de uns amigos meus... Aí fizémos muitas festas e aí se casaram duas das minhas melhores amigas.
É magnífico por dentro, já sem falar dos jardins e da gruta por trás do lago (mágica).
Agora, depois de ter sido posta à venda, está votada ao abandono. Nem sei se já foi vendida... é uma pena se a deixarem cair, como aliás está o palacete mesmo ao lado, pertencente aos mesmos donos.
É de facto muito bonita a Casa dos Penedos, tanto por dentro como por fora. Só de pensar nos frescos dos tectos, que sem tratamento vão ser corroídos pela humidade, até me arrepio!
Espero que alguém com muito dinheiro tome conta daquela obra de arquitectura que já faz parte da bela paisagem da Vila Velha de Sintra.

Nuno Fernandes 5/17/2005 12:34 da tarde  

É uma fantástica obra de Raul Lino! Não conheço é uma tal de Casa do Cipreste, do mesmo arquitecto e que foi também sua residência...

sgs 5/18/2005 11:49 da manhã  

Evocar Raul Lino em Cascais

Olá ZM, já viste esta notícia? saiu no DN de hoje e acho que te interessará. Aqui vai um pedacinho:

Cascais assinala o Dia Internacional dos Museus'2005 com a abertura ao público da Casa de Santa Maria, que futuramente operará como espaço de memória consagrado à vida e obra de Raul Lino (1879- 1974) e a outros arquitectos que foram seus contemporâneos.


boas visitas!

Unknown 9/30/2007 4:27 da tarde  

e fantastico e eu adorei quando fui a sintra desde entao ando a pesquisar se poderei visitar por dentro esta maravilha, sei q e pessoal e nao esta aberto a visitas mas seria interessante poder contactar a pessoa directamente. Fiquei mesmo apaixonado pela casa dos penedos, e deslumbrante como ela da outro olhar da serra. Para alem de que nao ha muitas informacoes... gostaria de saber mais acerca desse livro, fui ao site da editora e nao encontrei. Como se chama o livro? Enviei mensagem para a camara se haveria ipotese de visitar o mesmo, mas o mail voltou para traz, ou esta cheio ou nao existe mais. E uma casa que gostava de conhecer por dentro. Fascinante!
obrigado
nuno florencio

Editorial Blau,  6/18/2010 1:07 da manhã  

1 - Obrigado pelos seus amáveis comentários sobre o nosso livro
Raul Lino, 1879 - 1974
2 - Parece que a casa está neste momento aberta a visitas, através do seu amigo Martinho Pimentel e Miguel Poças.
3 - O livro pode ser adquirido em blaubooks.com

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP