Arquitectura - Uma recuperação exemplar.

>> segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Esta é a minha primeira pequena crónica de aquitectura. É uma área que me apaixona e tenho um grande desgosto por a ter descoberto tão tarde. Leio tudo o que apanho sobre a matéria e tenho-me "especializado" em arquitectura Bioclimática.
Este conceito de construção foi-me apresentado pela empresa Tirone Nunes, que foi quem projectou a casa onde hoje moro. Sobre isso falarei mais a fundo em crónicas futuras.
Foto de José Miguel Figueiredo, retirada do site da revista Arquitectura e Construção.
Hoje apresento-vos um projecto de recuperação, publicado pela revista "Arquitectura e Construção", da qual sou assinante, elaborado por 2 arquitectos que trabalharam com a Tirone Nunes. São eles Margarida Gomes e João Brandão.
A única coisa que não é fantástica nesta casa é a orientação solar. É demasiado virada a Norte, embora tenha uma vista magnifica para as praias de Sintra. Tudo o mais é fenomenal. Se a quiserem visitar vão até à aldeia do Penedo. Fica na estrada que liga o Penedo com Almoçageme, do lado esquerdo de quem sai do Penedo.
Aqui fica o link para o PDF do artigo da revista:
A Casa do Meio.

ZM

4 comments:

Azenhas 3/02/2005 7:42 da manhã  

Amigo Zé Maria... Nós sabemos como é bom morar numa casa bioclimática... Esta casa que me apresentas no penedo é simplesmente LINDA... como será com as humidades? Da nossa janela...aquele abraço.

Sara MM 3/02/2005 10:37 da tarde  

Só não gostei do nome!!! Como sabes estamos a meio de um projecto de Turismo de Natureza, com uma "Casa de Campo" lá na Atalaia que será para alugar aos ditos Turistas de Natureza...
Pois essa casa não é, nada mais nada menos que a casa do meio!!! Lembrats-te? Aquela mais velhota entre o Carriçal e a Atalaia, no início do caminho das roseiras...
Pois a empresa (o meu Pai) já se chama "Casa do Meio, Lda"!

Clementine Tangerina 5/15/2005 7:21 da tarde  

Fiquei apaixonada por esta arquitectura...magnifica! Muito bonita mesmo.

Andre Cacula,  11/22/2006 7:41 da tarde  

Tens aqui o site dos arquitectos responsaveis com mais pormenores sobre a casa: http://www.jbmg-arquitectos.pt/ ( fiz parte do projecto do site)

Enviar um comentário

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP