The Green Agenda

>> quinta-feira, março 27, 2008



Imperdível, a palestra de Norman Foster, via A Barriga.

Uma apresentação extraordinária, que fala de arquitectura sustentável, mas mais do que isso, de um ordenamento das cidades que permita reduzir os consumos de energia relacionados com habitação e transportes.
Pensei imediatamente em Barcelona, que tem um tecido urbano apaixonante, onde cada quarteirão tem quase tudo, desde habitação a pequeno comércio e serviços e onde as pessoas se movem em transportes públicos (eficazes) e em bicicletas patrocinadas pela própria cidade.
Em quase tudo o oposto de Lisboa, que encaixa mais no exemplo negativo de Detroit, onde as pessoas estão altamente dependentes do carro.
É angustiante continuar a ver Lisboa a desenvolver-se de uma forma que implica a migração bi-diária de centenas de milhares de pessoas, entre a cintura onde habitam e o núcleo onde trabalham, consumindo quantidades gigantescas de energia que poderiam ser poupadas se toda a grande Lisboa caminhasse para outra forma de organização.
Quando será que pelo menos invertemos o sentido desta marcha? Já nem falo em lá chegar.

Esta apresentação fez-me também pensar em como alguns (muitos?) dos nossos arquitectos continuam de forma autista (ou arrogante, não percebo bem) a recusar ter como estrutura fundamental de qualquer projecto arquitectónico o pilar da energia.
Hoje sabemos (alguns de nós, pelo menos) que é possível construir edifícios em que a manutenção de um ambiente interno confortável e saudável não implique necessariamente elevado consumo de energia. É possível reduzir consideravelmente a quantidade de energia necessária para manter a temperatura, a luz, a humidade e a qualidade do ar no interior de um edifício, apenas com algumas alterações na forma de construir. É verdade que isso vai, de alguma forma, limitar a liberdade de quem desenha, mas não será isso hoje uma obrigação?
No último número do jornal da Quercus, que o Pedro Cabral fez o favor de me fazer chegar pelo correio [obrigado :-)] está uma entrevista com a arquitecta Lívia Tirone, de onde destaco a pergunta:
- Que práticas de construção é que levam a esse conforto e a essa eficiência?
- O bom isolamento térmico, que tem que ser contínuo e idealmente aplicado pelo exterior dos edifícios. A boa inércia térmica a funcionar a favor do interior. Caixilharias e vidros com alta qualidade e obviamente duplos (…). Sistemas de sombreamento exterior para evitar ganhos excessivos.
Eu acrescento ainda as paredes trombe, que nunca vi em projectos de outros arquitectos e que funcionam como verdadeiros radiadores solares; aproveitamento do efeito de chaminé solar, que promove a circulação do ar no interior; ligação ampla entre os diversos espaços da casa, também para que a renovação do ar seja mais eficaz; aproveitamento da ventilação natural cruzada.
Se eu fosse arquitecto, esta seria a minha "sandbox".
Será assim tão complicado projectar a partir daqui?
O que pode levar tantos arquitectos a recusar este ponto de partida para qualquer caderno de encargos? Ignorância? Preguiça? Ou total incapacidade de convencer o cliente?

4 comments:

Álex 3/28/2008 1:26 da tarde  

quando li o Jornal da Quercus pensei em ti e no que por aqui escreves! já não recordo o cargo que esta aqta. tem na câmara de lisboa ou numa outra instituição, apenas me lembro de ter pensado que para o cargo que ocupa que pouca influência...

Anónimo,  3/28/2008 9:05 da tarde  

Uma história de um vendedor da Technal (caixilharia):
"Já vi vidros duplos em obra com 2 e 3mm", disse-me ele.
São ineficazes e "vende-se" dizendo que são duplos...
Falta fiscalização, consciência, seriedade e... vontade de largar o carro que somo mais do que dependentes. Para os que conhecem o 3ºmundo, percebem tudo isto...
G.

Lídia Craveiro 3/29/2008 10:54 da tarde  

Sou leiga no que diz respeito a arquitectura, mas concordo com o que escreveu. Acrescento que os edificios devem ser pensados para as pessoas se sentirem bem dentro deles, serem acessiveis a todos,e de fácil leitura. Tenho encontrado muitos exemplos de coisas que só satisfazem o ego do arquitecto, mas são pouco adequados para pessoas. Quase me esquecia. Parabéns pelo seu blog. Descobri-o por acaso e a frase que o apresenta fez-me todo o sentido. Passei a ser leitora assidua.

Nana 3/31/2008 7:34 da tarde  

Olà mano.
Não é que tenha a ver com o artigo, mas vi no jornal que um arquitecto francês ganhou um prémio importante (algo como um prémio nobel) chama-se Jean Nouvel e acho que é dele aquele "supositorio gigante" que tu postaste aqui hà uns tempos ...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP