Chipperfield strikes again

>> segunda-feira, abril 10, 2006

Ainda a propósito do Chipperfield, de quem falei no último post, embora tenha procurado lá por casa, não consegui encontrar a revista em que vi a casa de Corrubedo pela primeira vez. Mas aconteceu uma coincidência espantosa. Desde que vi o projecto do Manuel Graça Dias para a segunda fase do empreendimento Bom Sucesso que estava com curiosidade para ver o resto. Fui lá dar mais uma espreitadela e bingo!, dou com a cara do Sr. David Chipperfield lá no meio.
Aqui fica o aspecto da casa Chipperfield do Bom Sucesso, em Óbidos.



Confesso que o Bom Sucesso me parece uma espécie de Real Madrid. Tem as melhores estrelas nacionais, e agora também internacionais, mas julgo que não será capaz de ganhar o campeonato.
Gosto muito de alguns projectos, mas esperava muito mais de outros, que me parece que deram apenas o nome, sem qualquer esforço para fazer casas "com rasgo".
Destaco pela positiva a formidável Inês Lobo, provavelmente uma das arquitectas mais interessantes que temos hoje em Portugal, o Gonçalo Byrne, a dupla Manuel Graça Dias e Egas José Vieira e algumas das casas de Souto Moura e de João Luís Carrilho da Graça.
Uma das coisas que me pergunto é porque é que tantos projectos apresentam casas de banho sem janela, em casas com áreas verdadeiramente generosas. Será que sou a única pessoa que gosta de fazer a barba com a luz do dia e secar a toalha com o ar da rua?
Voltando ao Chipperfield, acho este projecto francamente mediano, sobretudo quando comparado com o que apresentei no post anterior. A orientação da casa parece-me completamente feita ao acaso, havendo muito mais vãos virados a Norte do que a Sul. Além disso, pelos vistos, também ele se rendeu às casas de banho bunker.
É provável que volte a falar do Bom Sucesso. Para o bom e para o mau é de facto um projecto espantoso pelo que reúne de nomes sonantes da praça e pela quantidade infinita de projectos "com qualidade" reunidos numa mesma área.
Boa semana.
ZM

8 comments:

AM 4/10/2006 3:32 da tarde  

"mediano"? "francamente"! (medíocre)
arquitectura galáctica…

Anónimo,  4/10/2006 10:55 da tarde  

A minha alma recusa-se a gostar deste tipo de arquitectura. Vês poesia nisto?

Anónimo,  4/11/2006 8:09 da manhã  

E que mania essa da sanita e bidet !
eu até me farto de rir !...
Tanto espaço mal aproveitado !...

Eu sou como tu : casas de banho devem ter janela !
E cozinha ter espaço para se mecher !

andrea 4/11/2006 2:12 da tarde  

fiquei surpreendida também quando fui hà umas semanas investigar verdadeiramente estes projectos e tanto desiludiram-me, é realmente uma mega caderneta de autocolantes do tipo das do "roque santeiro" quando era pequenina. tanta coisa junta e muita sem qualidade!

tipo esta, que por acaso ignorava ser do Chipperfield e fiquei boqueaberta quando vi isso aqui escrito... na verdade não se percebe.

quanto às casa de banho bunker, acho que é um tique de português... poupam nas janela para ganahr na parede para a "tv plasma"... quem me garante que este projecto do "david" não teve mão de tuga??

Zepa 4/13/2006 5:40 da tarde  

Ao contrario do resto do ppl, eu gostei desta casa. Se fosse minha levava um bocadinho mais area nos quartos, mas ok.
Todos os quartos sao suite, o que me parece exagerado; podia aproveitar-se a tua ideia e fazer um wc com 2 portas, a servir 2 quartos.
Agora em relacao a orientacao solar...concordo contigo: e uma tanga. Tantos vaos virados a Norte nem dao para aproveitar para umas paredes trombe que tu tanto gostas (e eu tambem).
-(desculpem a falta de acentuacao e pontuacao, mas este linux, esta a moer-me o juizo)-

geno 4/15/2006 5:34 da tarde  

mediano? medíocre?
não queriam antes dizer...merdosa?

"vamos pôr o estagiário a fazer uns bonecos" é o que aquilo parece...

Anónimo,  7/31/2009 7:49 da tarde  

Tenho pena que um grupo de pessoas que, por fazer uma visita a um Empreendimento que está a 10% de estar acabado, ou até por conceitos verdadeiramente amplos, que não consigam ir mais além do que "quartos de banho tipo bunkers" ou "cozinhas para se mecher...que por acaso se escreve mexer"...
Tenho pena, porque os Portugueses têm uma característica muito peculiar...olham para 99% da "merda" que é aprovada por todos os cantos, e quando toca aos 1% que tentam fazer a diferença e equilibrar...vêem com olhos de lince desconfiado.
Humm, pensam vocês...aqueles "filhos da p" devem ter alguma na manga para fazer uma coisa destas...
Por acaso tenho estudado este projecto a fundo e ando absolutamente apaixonado.
Por acaso, a casa do Chipperfield nem é a que mais me entusiasme, porém, por em causa a sua orientação solar é tão ridículo que só posso pensar que é por falta de informação.
Em primeiro lugar, o projecto que apresentam neste Blog não é o final...nem sequer a fotografia, que é de 2004! É verdade que é uma pena ainda existirem estas peças desactualizadas..aí dou o braço a torcer.
Em segundo lugar, esta casa tem de longe a segunda melhor vista de todo o Resort (sendo que para mim a melhor é a das casas de cima do Souto Moura). Está pousada em cima da lagoa, com uma profundidade de campo arrepiante, e a piscina tem sol praticamente o dia todo.
Eu pessoalmente gosto de casas interiores...aprecio muito o mestre Siza Vieira...mas vocês devem ser muito mais experientes que eu.
Cumprimentos.

Zé Maria 7/31/2009 8:32 da tarde  

Tenho pena mesmo é que deixes um comentário anónimo, porque eu poderia querer argumentar alguns aspectos que referes, mas não me parece interessante fazê-lo aqui. Este post tem mais de 3 anos. É natural que algumas coisas estejam desactualizadas.
ZM

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP