Aires Mateus de novo

>> terça-feira, abril 18, 2006

Descobri recentemente (na revista Arquitectura e Construção) que este prédio da Expo, que eu sempre achei interessante, foi desenhado pelo atelier Aires Mateus e Associados.

Esta é mais uma oportunidade para dizer que a arquitectura Aires Mateus me continua a fascinar, tanto quanto por vezes sinto que não a compreendo. Talvez seja essa a razão porque me apaixona.

Aqui fica uma maquete da casa de Alenquer, que fui ver ao vivo há pouco tempo. É um objecto arquitectónico surpreendente, onde não me imagino a morar, mas que continuo a achar fantástico. Pena estar hoje um pouco menos alvo do que na origem (tinta de má qualidade?) e com umas telas nos portões que lhe dão um ar abarracado. Aínda assim, um objecto apaixonante.
ZM

9 comments:

Anónimo,  4/18/2006 8:47 da tarde  

Eles são óptimos arquitectos, mesmo que por vezes não se entenda, e este blog (+fotos) também

Zepa 4/20/2006 1:19 da tarde  

Curiosamente, tive que me deslocar ao hospital lá mesmo em frente há poucos dias, e também gostei imenso de edifício.
Especialmente do sistema de portadas.

Anónimo,  2/06/2008 1:50 da manhã  

Penso que está na altura de voltares a este edifício, bem como a outros da mesma altura desenhados pelos Mateus...

São objectos apaixonantes e penso que o mal reside nesse mesmo aspecto... serem apenas objectos apaixonantes.

Um abraço,
João Morgado

Anónimo,  3/04/2009 6:32 da tarde  

olho que o importante aqui nao é referir o que fica bonito ou feio acho que o importante e uma pessoa reparar na capacidade que este edificio tem de desenhar a sua propria fachada, onde por vezes uma portata esta aberta criando assim uma pausa na fachada do mm edificio, acredito que se possa considerar uma fachada sempre diferente e desritmada pela alternativa de aberturas e continuidades.

Anónimo,  12/05/2009 11:55 da tarde  

Isto de ser arquitecto famoso é muito bonito...esquessem s é k estes 2 meninos fazem milhares por anos pelo seu trabalho e dos seus colaboradores, mas depois pagam 250 euros a um recem licenciado sem fim de semanas....n me lixem...!!! Assim rende ser arquitecto...vamos la chular o patego e dps fazemos uns edificios todos bonitos...

Anónimo,  3/13/2010 11:06 da manhã  

Em quê que é diferente de todos os outros?

Zé Maria 3/13/2010 11:10 da manhã  

Anónimo,
Não alcanço o objectivo da questão. Importas-te de clarificar? E já agora de assinar?

Rita Carneiro 1/26/2012 4:43 da tarde  

Boa tarde! Por acaso não tem informação sobre este edifício que me possa ceder? estou a fazer um trabalho de faculdade sobre ele, e dava-me imenso jeito.

Obrigado,
Rita

rita.carneiro8@gmail.com

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP