Catarina de Bragança

>> sexta-feira, Setembro 30, 2005


Imaginem uma escola com um ambiente tão caloroso e pacífico que são os pais, quando lá deixam os filhos, quem tem vontade de chorar. Não por deixarem as crianças, mas por não ficarem lá eles.

Imaginem uma escola onde as crianças não são despejadas ao portão, mas entregues por cada um dos pais de colo para colo, de beijinho para beijinho, quase sempre com manifesta alegria.

Imaginem uma escola onde tudo é colorido e alegre, do exterior ao interior, e dentro dos corações.

Imaginem uma escola onde o jardim é um lugar importante, onde as árvores e a terra são para tocar, onde o ar livre e o Sol são componentes fundamentais.

Imaginem uma escola que, além das crianças, tem também lá dentro os pais. Uma escola em que estes são bem vindos a qualquer hora do dia, para almoçar ou lanchar. Uma escola transparente, aberta, contente com a participação dos pais.

Imaginem uma escola com um projecto educativo sólido e transversal, em que existe um tema por ano, que atravessa todas as classes desde o berçário até ao 4º ano, com actividades adequadas para cada classe etária.

Imaginem uma escola onde a forma de lidar com as crianças é a mesma desde o motorista da carrinha à directora pedagógica, passando pelo jardineiro, a cozinheira, as auxiliares todas e as educadoras. Imaginem que jamais alguém grita com os miúdos.

Imaginem uma escola onde as crianças não são colegas, são amigos.

Imaginem uma escola em que os vossos filhos são meninos da Terra, amam-na e respeitam-na, assim como se amam e respeitam entre si. E onde escrevem cartas ao Mar.

Imaginem uma escola quente como um útero, luminosa como um olhar materno, divertida como os garotos que a habitam em algazarra, onde apetece sempre mais ficar do que deixar os filhos.

Essa escola existe, chama-se Catarina de Bragança e, digo-o com toda a convicção, é a melhor escola do mundo.

ZM

PS: Situa-se no Morelinho, frequesia de S. Martinho, concelho de Sintra.

Read more...

Ângulos bizarros

>> terça-feira, Setembro 27, 2005


Farol da Guia, 25/09/2005
foto by ZM
Nikon Coolpix 5400, 1/101, F4.8, f7.2mm, ISO 50


Farol da Guia, 25/9/2005
foto by ZM
Nikon Coolpix 5400, 1/609, F5.0, f5.8mm, ISO 50

Read more...

Um bairro blogofertil.

>> quinta-feira, Setembro 22, 2005


O meu bairro é um caso sério de sucesso bloguista. É de cá o famoso Arrumário, não sei se conhecem, o formidável Azenhas e agora o novíssimo Luisalourenco.
Este último é um blog duplo, que apresenta alguns trabalhos artesanais da autora e remete para o Tintas e Trapos, onde os artigos podem ser encomendados. Os trabalhos da Luísa são quase sempre em patchwork e vão desde pequenas carteiras de documentos até uns volumosos Pufs super-confortáveis, passando pelas inúmeras formas e feitios de mantas, colchas, sacolas e afins.
A Luísa mora-me na porta do lado propriamente dita. É a pessoa a quem pedimos açúcar ou salsa quando precisamos. Faz uma marmelada magnífica. Passa a vida a ter que aturar a nossa M., para além dos seus próprios rebentos, tudo aos pulos lá por casa. É a vizinha que todos gostariam de ter ao pé da porta.
Se pudesse ter escolhido os meus vizinhos do lado, teria escolhido estes, não desfazendo no meu mais recente vizinho Pedro, que também é muito boa pessoa.
Passem por lá (pelos blogs) e se encomendarem alguma coisa, digam que vão da minha parte. É que nesse caso ela faz um preço especial - 10% mais caro, que é a minha margem :-)

ZM

Read more...

Um momento perfeito

>> segunda-feira, Setembro 19, 2005

Este último Sábado voltei a passar todo o dia em Lisboa. À hora do almoço, seguindo uma indicação deixada pelo Jordi e pela Vela ao Vento aqui no blog, fui à procura do restaurante Terra. Entretanto passei pela nova loja da Ana Ventura, Hilda Portela e Rosa Pomar, que está instalada até 30 de Outubro no Picoas Plaza. Está muito engraçada e merece bem uma visita, com disponibilidade para torrar uns tostões. É que as moças têm mesmo talento para aquilo. Dá vontade de comprar a loja toda.
Chegado ao Príncipe Real, onde me disseram que era o restaurante, tive que telefonar à Ana Ventura, que já lá tinha estado, para obter uma coordenadas. Afinal é muito simples, desce-se a rua da Palmeira e é ao fundo à esquerda.
Sentei-me numa mesinha, no pátio interior do restaurante, com a fantástica pratada que se ilustra abaixo e com o meu vício dos Sábados bem na frente dos olhos. Está bem que o Prof. Cavaco é um bocado indigesto, mas os sabores daquele buffet, regados com o sumo especial do dia, valeram-me pela vida, como dizia o outro.
Há momentos impagáveis e este foi um deles.
Se tiverem oportunidade de almoçar por aqueles lados, não percam o melhor buffet vegetariano que me foi dado provar até agora. O preço? Bastante em conta para a qualidade. No meu caso: buffet à discrição, incluindo sopa, e o tal sumo xpto = 10 Euros e mais uns trocados.
Parece que ao jantar a coisa sai mais pesada, mas ao almoço vale bem a pena.
Se puderem passem por lá e digam que vão da minha parte :-)

Read more...

Respirar

>> domingo, Setembro 18, 2005

Há uma falésia na Arrábida, equipada para a prática da escalada não há muito tempo, onde o ambiente é absolutamente revigorante. Para os infelizes que passam toda a semana enfiados num escritório, a respirar ar condicionado (como eu), não há nada melhor para repor os equilíbrios do que umas horas nesta varanda sobre o oceano, a encher a vista e os pulmões com AR. Tudo à volta é imensidão, espaço, azul e ar marinho. É uma das falésias onde me tem dado mais prazer escalar nos últimos tempos.
Neste dia particularmente não estava em muito boa forma física e mental, mas vim de lá curado.





Boa semana para todos.

ZM

Read more...

Destrava linguas em inglês.

>> quinta-feira, Setembro 15, 2005

Esta é das difíceis:

Três bruxas olham para três relógios swatch. Qual bruxa olha para qual
relógio swatch?


Versão inglesa:
Three witches watch three Swatch watches. Which witch watch which Swatch
watch?


Secção para profissinais da língua (não se ponham já com ordinarices, trata-se da lingua inglesa, que como todos sabem é pouco dada a essas tropelias.)

Três bruxas suecas e transsexuais olham para os botões de três relógios
swatch suiços. Qual bruxa sueca transsexual olha para qual botão de qual
relogio swatch suiço?


Versão inglesa:
Three Swedisch switched witches watch three Swiss Swatch watch switches.
Which Swedisch switched witch watch which Swiss Swatch watch switch?


Cuidado com os perdigotos.

ZM

Read more...

Anúncio

>> quarta-feira, Setembro 14, 2005



Venham!

Rosa Pomar. Hilda Portela. Ana Ventura.
new crafts + ilustração

15 de Setembro a 30 de Outubro

Centro Comercial Picoas Plaza, loja C1.38
Rua Tomás Ribeiro, 65
Lisboa

Inauguração: 15 de Setembro às 19h.

Inaugura no próximo dia 15 de Setembro, no centro comercial Picoas Plaza, um espaço de loja+exposição dos trabalhos das criadoras Rosa Pomar, Hilda Portela e Ana Ventura.
Acessórios para adultos e crianças, brinquedos, objectos de decoração, ilustrações e cadernos são algumas das peças de autor (todas únicas ou realizadas em pequenas séries) já conhecidos de muitos através da internet mas que até ao fim de Outubro poderão ser vistos ao vivo e comprados no centro de Lisboa.

Read more...

Lisbon Stories

>> sábado, Setembro 10, 2005

Por motivos profissionais, passei todo o dia de Sábado na cidade de Lisboa. Com uma hora e meia para almoçar, decidi-me a fazer um pouco de turismo nesta cidade, enquanto procurava um restaurante vegetariano aberto, esforço que viria a revelar-se inútil.
Já o disse noutras ocasiões, acho Lisboa uma cidade fantástica para o turismo. Não ter que lá ir regularmente faz-me sentir verdadeiramente "em viagem" quando por lá passeio, sobretudo a um Sábado, dia particularmente calmo na cidade.
Um pouco inspirado pelo olhar do Benjamim, passeei de máquina ao ombro e fui tomando algumas imagens, que aqui vos deixo sem grande critério nem explicação.








Bom fim de semana.

ZM

Read more...

Água...

>> quarta-feira, Setembro 07, 2005

Os deparamentos de informática das grandes empresas são sempre vistos pelos restantes trabalhadores como um local onde trabalham os "habilidosos dos computadores". Sempre que uma determinada tarefa tenha uma vaga ligação com electricidade ou manutenção geral é na informática que caem os pedidos. Entram-nos pela porta dentro colegas com os mais exóticos pedidos e ai de nós se dizemos que não percebemos nada do assunto.
- Quem é que me ajuda aqui a trocar a pilha do relógio?
- Pediram-me para arranjar imagens de pandas gigantes a comer gelados da Olá, para um trabalho da escola da minha mais velha.
- Ó Pá o meu filho pôs cerelac no teclado do meu PDA.
- Tenho aqui este porta-chaves que emite um som sempre que eu assobio, mas anda meio desafinado.
- Liguei aqui a minha varinha mágica na fonte de alimentação do telemóvel e agora quando tento fazer a sopa atende a operadora da Vodafone!

Enfim, tudo o que meta habilidade ou ferramentas é na informática. De lâmpadas fundidas à máquina do café, é tudo por nossa conta.

Um dia destes apareceu-me por lá uma colega das vendas a pedir-me para lhe abrir a caixa do telemóvel porque tinha caído dentro de água e nem se conseguia desligar. Era preciso tirar a bateria e secá-lo. Para não decepcionar a moça, interrompi o que estava a fazer, abri-lhe a caixa do telemóvel, limpei a água às calças, retirei-lhe o SIM e a memória extra e entreguei-lhe tudo de volta, já mais limpinho.
Quando ela já se afastava, toda contente, arrisquei:
- A água era limpa?
- Sim - disse ela - ...o telefone só caíu depois de eu ter puxado o autoclismo.

Diversas questões me atravessaram de repente a cabeça, como setas, mas eu segurei-me, contei até 10 devagarinho, pensei para comigo "no further questions" e fiquei sem apetite para o almoço.

Read more...

Outra foto solta

>> sábado, Setembro 03, 2005


A Madalena, em Benasque, fotografada pelo Montanhacima, com a minha F80.
ZM

Read more...

Pincelada de Sol



Como diria o Azenhas, "da minha janela, aquele abraço!"

Bom fim de semana.

ZM

Read more...

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP