Raul Lino

>> terça-feira, abril 19, 2005

Esta é a capa de um livro sobre a obra de Raul Lino, editado pela Editorial Blau, Lda, cujas fotografias são, na sua maioria, da autoria de Thorsten Hümpel, de quem sou um orgulhoso amigo:
Raul Lino - Editorial Blau, Lda - 2003

Raul Lino foi um arquitecto que viveu entre 1879 e 1974 e que ficou conhecido, para além da sua vasta obra arquitectónica, pelos seus escritos sobre a arquitectura portuguesa, nomeadamente Casas Portuguesas, um livro escrito em 1933.
Era um arquitecto muito inspirado pela natureza, tendo projectado algumas casas para a zona de Sintra, das quais destaco duas:
1 - A casa Branca, que vemos na capa do livro, e que já foi falada pelo nosso amigo Azenhas do Mar, com toda a propriedade, já que se encontra justamente nesse amoroso povoado. Ergue-se só no alto da falésia, tendo o telhado pintado de branco, como que a encolher-se. As janelas pequeninas, com as suas portadas laranja, parecem querer saltar das fachadas. Foi construída para casa de férias do próprio arquitecto. A vista das janelas do lado poente (o do mar) não tem preço.
2 - A outra casa que destaco neste apontamento é a casa do Cipreste, cujas fotografias apresento em baixo. É um notável exemplo de integração de um edifício num terreno que não parece fácil. Toda a casa é virada para a paisagem, contorcendo-se em torno dos penedos como se sempre tivesse estado ali. Encontram-na na descida de S. Pedro para a vila de Sintra, do lado direito de uma forte curva para o lado esquerdo. Parem um pouco, que vale a pena.











Além destas, Raul Lino fez ainda inúmeras outras casas, quase todas unifamiliares. Por exemplo, a Casa dos Penedos é uma parte importante da paisagem de Sintra. Podem vê-la, com as suas duas torres bicudas por sobre a volta do duche. Foi construída em 1922. Outro exemplo notável é o Tivoli, em Lisboa.

Raul Lino foi contemporâneo de Ventura Terra, que é outro dos arquitectos cuja obra me apaixona. Sobre esse falarei num próximo post.

Vão passando por cá.

ZM

4 comments:

Azenhas 4/21/2005 3:54 da tarde  

Esta não sabia que era do Raul lino... Obrigado Zé.

Anónimo,  7/29/2005 7:42 da tarde  

Para quem parece interessado no assunto:
http://www.cm-sintra.pt/NoticiaDisplay.aspx?ID=3672

exposição em sintra:
"SINTRA VISTA POR RAUL LINO"

Anónimo,  6/06/2006 8:50 da tarde  

aida bem que têm este blog se não tinha nega no trabalho!!


ass:
vasco lopes

JDACT 3/02/2010 8:57 da manhã  

Bom dia.
Um bom trabalho. Desconhecia algumas referências.
Obrigado.
JDACT

Enviar um comentário

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP