Menos carne, mais hortas

>> quinta-feira, Abril 12, 2012



Aqui diz-se, entre outras coisas, que mais de metade da população mundial vive hoje nas cidades, mas que a área necessária para agricultura, para alimentar toda essa gente, é 60 vezes superior à das próprias cidades.
Diz-se que a agricultura é hoje responsável por 30% do total de emissões de gases com efeito de estufa, uma percentagem superior à do sector dos transportes ou da produção de energia eléctrica.

Nos Açores, onde me encontro, 42.28% do solo estão ocupados com pastagens, 14.14% com uso agrícola, 22.23% são florestas e apenas 12.78% é vegetação natural. Se somarmos a área de pastagem com o solo agrícola, temos 56.42% do total do território. Já para não falar das emissões de gases com efeito de estufa que a mono cultura da vaca origina.

Cada um terá que fazer a sua parte, mas é garantido que, por decisão própria ou à força de consequências disruptivas, todos teremos que comer menos carne e lacticínios no futuro. Eu prefiro ir empreendendo esse caminho pela minha própria vontade. O outro aspecto importante são as hortas caseiras, que hoje muita gente cultiva (nos dois sentidos do termo). Há um planeta para salvar, e há formas simples de contribuir para isso. Estamos a fim?

1 comments:

Elisabete 8/18/2012 3:14 da tarde  

Estamo sim, o vegetarianismo é a alternativa saudável e consciente.

Enviar um comentário

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP