Relheiras de S. Brás

>> quinta-feira, agosto 19, 2010

No último dia da estadia da Marta e da Mariana e no primeiro dos nossos visitantes seguintes, a família Iglésias que trouxe uma caixa de travesseiros da Piriquita que nos fizeram bater o coração de saudades, fomos conhecer as Relheiras de S. Brás. Trata-se de um percurso muito bonito (longo), onde se podem ver as marcas das rodas dos carros de bois no chão de rocha. É uma coisa muito curiosa, mas é apenas um detalhe de um percurso em que por vezes parece que estamos numa selva tropical. Recomendamos vivamente.

DSC_2831

DSC_2834
Este é o ponto de partida do percurso.

DSC_2835

DSC_2836

DSC_2837
Estas são as zonas mais exuberantes das relheiras. É impressionante.

DSC_2842
O Simão também fez o percurso, no seu side-car. Eu fui a mota e posso dizer-vos que cheguei ao final a escorrer água. O terreno não é propriamente fácil para aquele tipo de veículo, pelo que em grande parte do percurso, o carro foi ao colo.

DSC_2843
A vegetação é impressionante.

DSC_2845
A Marta e a Mariana em tempo de despedida.

DSC_2846
No final do percurso que decorre entre a vegetação, temos um longo regresso ao carro, por estrada de terra batida. A paisagem, ainda assim, merece registo.

DSC_2847
Esta é uma nota que eu não quis deixar de fora e que passarei a incluir sempre que for caso disso. Os Açores são um lugar encantador, mas parece que há alguns açorianos que não perceberam isso. Ninguém pode acusar "os de fora" de cá virem fazer isto. Estamos numa ilha, quem a suja somos nós que cá vivemos. Tomara que todos percebessem que isto é muito feio, triste e infelizmente frequente.
Como costumo dizer, se for caso disso, passem por lá que vale a pena.

10 comments:

Fatyly 8/20/2010 8:07 da manhã  
Este comentário foi removido pelo autor.
Fatyly 8/20/2010 8:09 da manhã  

Sois de facto uns belos guias turisticos e gostei de ver o pessoal onde o Simão já participa em plena natureza dessa ilha, que pelas tuas fotos deve ser lindissima.

Beijos para todos!

mb|Weblog 8/20/2010 9:32 da manhã  

É verdade Zé, trata-se efectivamente de um lugar bonito e que merece uma visita descontraída e atenta ao que de melhor os Açores oferecem: a natureza. Embora por vezes manchada como referes.

Ofeliazinha 8/21/2010 1:11 da manhã  

Encantada de encontrar o seu blogue, fantásticas fotografias desta minha não menos fantástica ilha. Uma excelente documentação.
Mais engraçado ainda por conhece-lo pessoalmente uma vez que praticamente todos os dias lhe “ofereço” um café, numa determinada pastelaria na principal rua da cidade de Angra do Heroísmo (Sé). Cumprimentos e a continuação de um excelente trabalho fotográfico

Anónimo,  8/21/2010 6:09 da tarde  

E para onde iam estes carros de bois, tantos e tão carregados para deixar tal sulco na pedra? Hoje já não se justifica esse percurso? Que aconteceu? Fico a aguardar respostas, por favor.
Fernando

Fernando Oliveira 8/21/2010 6:10 da tarde  

Eu não sou anónomo. Sou eu o
Fernando pai

Zé Maria 8/21/2010 8:34 da tarde  

Não faço ideia do destino desses (tantos) carros de bois, mas seria uma via importante, que entretanto foi abandonada, em prol de outros percursos mais directos.
Aquilo é giro.

Nana 8/23/2010 6:03 da tarde  

Sera que as "rilheiras" terão sido feitas quando o solo ainda era "mole" ? se depois de alguma largada de lava se usava essa estrada ... Mas isto sou eu a imaginar ...

Jà agora beijinhos de Parabéns à tua filhota Madalena !
Beijinhos a todos, claro !

Zé Maria 8/23/2010 6:08 da tarde  

Claro que o chão é mole. A rocha vulcânica é macia, fácil de gastar. É por isso que as rodas dos carros de bois deixaram marcas neste solo.
Não tem nada a ver com a rocha estar derretida, mas aquilo é vulcânico, não é granito ou calcário.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP