Uma parede branca, nua e lisa

>> quinta-feira, abril 24, 2008


Aires Mateus - Casa no Litoral Alentejano (foto de Fernando Guerra)

Oriana entrou, disse bom-dia às coisas e pôs-se em frente do espelho:

- Espelho - disse ela -, olha-me bem, mostra-me como eu sou: vi o meu reflexo no rio e achei-me linda. Mas tenho medo de que o rio me tenha embelezado e lisonjeado como lisonjeia a paisagem. Mostra-me bem como eu sou para eu ver se o peixe disse a verdade e se eu sou ainda mais bonita do que o meu reflexo no rio.

- Oriana - disse o espelho -, sou, como já sabes, um espelho antiquíssimo. Há séculos que todas as meninas bonitas se põem em frente de mim para ver como são e todas querem saber se haverá no mundo alguém mais bonito do que elas. Vê-te bem. És muito bonita, mas há uma coisa muito mais bonita do que tu.

- O que é? - perguntou Oriana, ansiosamente.

- Uma parede branca, nua e lisa.

Sophia de Mello Breyner Andresen in "a fada oriana"

2 comments:

Álex 4/25/2008 10:54 da tarde  

há tempo que penso que me tenho que por a ler essa senhora ao D.
Esta da parede branca deixou-me...atónita, não esperava!

MRV 6/11/2009 9:31 da manhã  

Uma vez tive o previlègio de ser convidado à casa do Francisco Mateus para um apple struggle, e de verdade obrigado Sofia, estava optimo!.
A casa è linda, è uma antiga cisterna de agua em pleno bairro da Sé em Lisboa. A predominança do branco e o trabalho bruto em pedra fazem uma exelente combinaçao de de apropriaçao do espaço. È uma pena que nao publique fotos da sua casa, o que se entende claramente. Mas digamos que a descriçao è quase impossivel. A decoraçao que se constroi ao longo dos anos, em perfeita harmonia com o ambiente espacial. Espaços de duplo pè direito e outros com baixo tecto e portas/paredes brancas que acupam todo o pè direito. Impressionante de verdade.

Um abraço

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP