Touradas

>> segunda-feira, abril 07, 2008

Depois de um post divertido, um deprimente, para equilibrar.

Um vídeo impressionante não deixa margem para dúvidas. O que aqui vemos é indiscutivelmente degradante, causa repulsa e agonia.

Uma parte da minha ascendência familiar tinha boas relações com a tauromaquia, havendo mesmo ganadeiros na família. Habituei-me a ver a tourada com um olhar mais apaixonado do que a generalidade dos meus amigos. Para quem alguma vez tenha olhado com atenção, há uma diferença radical entre o que se faz em Espanha e o que se faz em Portugal. Dois dos aspectos mais impressionantes deste filme, felizmente não acontecem em Portugal: o picar do touro no início e a morte do touro na arena. Por outro lado, a tourada portuguesa tem um tipo de toureio a cavalo que se faz pouco pelo resto do mundo e tem os forcados, que julgo que só existem cá.

Tudo isto para dizer que o que me habituei a ver com alguma paixão e interesse está a anos luz do que este filme mostra, mas nem assim consigo justificar que esta coisa continue a existir no século XXI.

Se fosse possível continuar a ter o toureio a cavalo sem torturar o touro, eu seria um dos maiores apoiantes de tourada, mas isso não é de todo possível.

Não penso que esta seja a coisa mais terrível que a humanidade faz à natureza ou aos animais, mas nem por isso se justifica que a tourada continue a existir.

Nunca assisti a uma tourada ao vivo e não sei se teria estômago para tal. Este post é acima de tudo um contributo para a redução ou extinção da assistência nas touradas. Quando não houver quem pague para ver, o espectáculo deixará de existir e penso que esse é o único caminho.

Está aberta a discussão.

ZM

8 comments:

miguel taborda 4/07/2008 10:59 da tarde  

é assunto que nem discuto. não comento estas "falsas" provas de virilidade.
abraço

CAP CRÉUS 4/07/2008 11:04 da tarde  

Nunca gostei, nem vou gostar e como está dito no post anterior, é uma falsa prova de virilidade, para além de tudo o resto!
Para mim eram todos mortos, sem piedade!
São uma cambada de FDP, armados em bons!

Álex 4/08/2008 9:24 da manhã  

eu nem vou ver o filme porque assistí a uma única corrida em Las Ventas (Madrid) e chegou-me de picadores iaccc!
A minha opinião: o toureio a pé e a cavalo é uma arte, os forcados, além de arte, têm uma coragem... por isso, acabam-se as bandarilhas e o sofrimento inútil do touro e ficamo-nos apenas pela "arte de fintar" o touro de diversas formas e PRONTOS, tenho dito!

croqui 4/08/2008 2:30 da tarde  

provas de virilidade! não arranjavam desculpa mais esfarrapada!
ah também uma mt boa, que considera as touradas "cultura".

Pode ser que em próximas reencarnações, ou toureiros sejam... sei lá... os touros?!

alguém concorda?

Anónimo,  4/09/2008 11:51 da manhã  

Gostei da opinião da Alex, da qual partilho.
Este vídeo é uma prova dos exageros pré-históricos que se cometem em nome da tradição, mas não espelha o que se passa em Portugal.

Apesar de não gostar especialmente do toureio a cavalo, admito a sua beleza.
Claro que, sem bandarilhas, as fintas pareceriam um pouco idiotas, a menos que se arranjasse um objectivo substituto para fintar o toiro. talvez uma bola...;)
como tal não me parece lógico, Julgo que podíamos acabar com todas essas variações em que se espetam coisas no toiro...
Claro que, sendo assim, só restavam os forcados, que é a disciplina mais honesta das touradas.
Para aquilo sim é preciso coragem, força e perícia; o toiro está sempre em vantagem, mesmo com tantas ajudas.

Por isso vivam os forcados!

Anónimo,  4/09/2008 12:50 da tarde  

A tourada não deixa de ser crueldade mesmo em nome da tradição ou da cultura. Se a nossa cultura tolera este tipo de tradição não passa de uma cultura cruel. E isso é de lamentar,melhor, deve ser combatido. De resto quero apenas relembrar àqueles que defendem os moços de forcado que a pega só se faz no final da corrida porque o touro já está esgotado, e tem os cornos cortados. Que se chegue à frente o "bravo" forcado que pegou com o touro em pontas logo no ínicio da corrida. Dessas histórias é que não há memória, ora não seus valentões de meia tigela. Ou o "el gran matador" sem o seu terço de pique seguido do terço de bandarilhas... Pois, é. O único bravo nesta história é o touro, que luta até à morte, porque lhe está no sangue, que sai a jorros das feridas, essa força de lutar até à morte.

Anónimo,  6/25/2008 11:19 da manhã  

Todo povo possui suas tradições e costumes, há, evidentemente tradições que devem ser preservadas porque são boas e para o bem, essas, óbivio, devem ser preservadas, mas há aquelas degradantes, que colocam o homem numa posição inferior,algumas até de cunho religioso, pasmem! . Essa das TOURADAS, espanhola, portuguesa, mexicana, etc é simplesmente ridícula. Porisso torço sempre e fervorosamente pelo touro.
Rui L

Anónimo,  7/14/2008 11:50 da manhã  

Concordo plenamente com o Rui: todo povo possui suas tradições e costumes e muita atrocidade tem sido cometida contra os animais e contra o próprio ser humano em nome da "tradição". Concordo plenamente que as boas tradições devem ser preservadas, mas aquelas que degradam o ser humano colocando-o no nível de animal irracional deve ser banida. É interessante que a igreja católica, que também sobre vive sob as mais exdruxulas tradições e culto relíquias, etc. etc. não tome uma posição com relação a essas atrocidades, como as das touradas. É inacreditável o que acontece nas touradas e nas largadas de touros! e tudo isso se dá num dia reservado a algum "santo". Ex. festa de São Firmino; São João; São Pedro, etc. etc... Por que o Vaticano não expõe sua opnião?
Ernaldo A.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP