Casas aqui da zona
>> quinta-feira, abril 24, 2008
Casa de Manuel Graça Dias, no alto do Penedo
Casa de autor (para mim) desconhecido, no alto do Penedo. Julgo que é a casa que Mário Laginha referiu numa entrevista como sendo sua. É uma marca de arquitectura moderna na velha aldeia do Penedo. Acho-a bastante interessante, mas (como é frequente) encontro-lhe alguns erros do ponto de vista energético.
Uma cópia do projecto de Souto Moura junto ao farol da Guia. Esta encontra-se no Banzão e ignoro quem seja o autor.
Gosto sobretudo da secção que se ergue sobre pilotis e talvez gostasse ainda mais se a secção da garagem fosse menor. Acho-a demasiado parecida com a do Souto Moura e também com a do Valsassina, bem perto desta. Arriscaria mais uma autoria de Valsassina, já que Souto Moura agora já não usa esta linguagem. Acho discutivel o facto de ter o interior todo em aço e pladur (sem inercia térmica) e os vãos de vidro do chão ao tecto, sem qualquer respiração ou escape de calor. Estando virada praticamente a poente, eu teria colocado estores de lâminas no exterior destes grandes vãos para evitar os ganhos solares excessivos. Ainda assim, uma casa muito interessante.
ZM
5 comments:
se não fosse a tristeza (e humidade) de tantos dias no inverno (a mais do que cá em baixo em cascais), o Penedo é a aldeia da minha eleição, depois de S. Pedro de Sintra, como local mágico para viver
Estas recolhas de propostas arquitectónicas, na zona de Sintra (e não só), é meritória.
Sinceramente, não conheço especificamente os locais e, concordo q face a condições micro-climáticas próprias, devem-se valorizar sempre os factores de insolação ou respiração dos imóveis.
Qto a autorias é interessante perceber q este ou aquele edifício acompanha determinada linha condutora, havendo os q são "sem espinha" de determinado arquitecto... e, aqueles q se colando a elementos de linha plástica, estética ou estrutural de nomes conhecidos, acabam por se espraiar noutras propostas.
Parabéns, pelas fotos!
Quero só revelar a autoria da casa da fotografia do meio. Leonor Duarte Ferreira. A sua inspiração e dedicação ao projecto foram inexcedíveis. Estou-lhe imensamente agradecido.
um abraço
Mário
Obrigado pelo esclarecimento.
Mário? Hum, parece que acertei no nome do proprietário :-)
Acho a casa um espanto. Perdoar-me-á se lhe disser que já lá tinha feito outras incursões (infelizmente sem máquina fotográfica). A vista das coberturas é de tirar a respiração.
Já me tenho questionado: onde irá ficar o piano? Não pode apanhar Sol, pois não?
Pergunto-me sempre como é que raio tropeçou neste post, perdido num canto da infinita Internet. Só pode ter sido denuncia!
Aproveito para dizer baixinho que adorava conhecer melhor este projecto, agora que está concluido.
Talvez um dia destes numa revista da especialidade...
Desculpe o abuso e obrigado pela informação.
ZM
Enviar um comentário