Educação, de novo
>> terça-feira, outubro 19, 2010
Falava com o meu amigo Miguel, no FB, a propósito da educação (e de um texto meu que saiu hoje no jornal e que talvez me valha a expulsão da ilha) e enviei-lhe o link para esta apresentação de Sir Ken Robinson, da qual já falei noutro post. Eu acho que todos os profissionais da educação deviam ver este vídeo até o entenderem na sua totalidade. Aliás, agora até já está legendado em Português de Portugal.
Fui procurar o discurso de Abraham Lincoln, para perceber melhor o texto e encontrei:
"The dogmas of the quiet past, are inadequate to the stormy present. The occasion is piled high with difficulty, and we must rise -- with the occasion. As our case is new, so we must think anew, and act anew. We must disenthrall ourselves, and then we shall save our country."
Um dos meus maiores desejos nesta vida é que os responsáveis pela coordenação da educação dos nosso filhos percebam a responsabilidade que têm e o quanto esta visão da educação "orgânica" pode fazer a diferença.
Acordem! O passado foi lá atrás.
Aqui fica de novo, porque nunca é demais:
9 comments:
Obrigado por fazer a ligação desta apresentação.
Este tema interessa-me por variadíssimas razões, uma delas é que sou pai, e se fosse só essa chegaria com certeza.
E como ele diz, temos que nos envolver todos neste processo de "revolução" do ensino. A comparação com "fast-food" não podia ser mais acertada.
Temos que ter muita atenção aos sonhos das nossas crianças.
Um abraço
Pedro Caldeira
Obrigado! Muito bom!
mais uma excelente palestra TED. linko e passo
(o teu artigo só pode ser lido por subscritores, mas já devias saber)
Olá, não consegui ler o texto do jornal insular. Será que o consegues pôr nalgum sítio?
bjs
Marta
A mim o que me faz pensar é o significado de "ajudar as crianças a encontrar as suas próprias soluções". QUantas vezes é que se tem de descobrir a roda?
É uma problemática dificil, mas penso que tem de existir um lugar e um tempo para o crescimento orgânico e outro para o "industrial" onde se transmitem os conecimentos que uma sociedade considera essenciais.
Ricardo
Ricardo,
Não percebo o alcance do teu comentário. Claro que tem que existir um tempo para ensinar os currículos escolares, mas a escola tem que ser muito mais do que isso.
Infelizmente, a grade maioria não são.
Zé Maria, também não chego ao teu artigo no Diário Insular... podes dar uma ajuda?
Oh Zé faz ai um "copier-coller" do teu artigo e manda-me por mail ... Não dà para o lêr naquele site !
Tens razão de dizer que a escola tal que existe na maior parte dos sitios é muito redutora e "formatadora" ... Nos também fomos formados por ela !
Podemos dar aos nossos filhos a escola da vida, para além dessas do Estado !
Fantastica esta palestra. Sir Ken Robinson é uma mente brilhante e visionária.
Este é o tipo de visão que se requer para um governante, para alguém que projecta o futuro de uma nação e não a visão de uma legislatura de 4 anos, curta e limitada!
Abraço
Enviar um comentário