Miguel Branco

>> terça-feira, janeiro 24, 2006

No rescaldo da visita ao CAMJAP, de que falei há 2 posts, apresento (para os que não conheciam já) o pintor Miguel Branco.
Lá pelos idos de 1999 ou 2000 vi uma exposição deste pintor num edifício da Expo, junto do Oceanário. Já não me lembro qual era. Achei o trabalho muito interessante e atá adquiri o catálogo dessa exposição. Uma das coisas mais atraentes destas obras era a sua reduzida dimensão.


As paredes eram muito grandes, cheias de branco, pontuadas por estes quadrinhos minúsculos, que obrigavam o visitante a aproximar-se da obra até quase sujar o nariz com tinta.


As personagens são uma espécie de mini-humanóides, com ar de pose para o retrato.


Têm todos uma expressão vagamente infeliz, mas misteriosa. Dá mesmo vontade de os conhecer melhor.


Parecem duendes que combinaram uma sessão fotográfica na floresta.


Mas afinal, o que é que isso tudo tem a ver com o CAMJAP.
É que na visita que fizémos, fomos conduzidos pela Susana, já não sei a que propósito, aos 2 quadrinhos de Miguel Branco que fazem parte da colecção do Centro e que vos mostro aqui em baixo.




Nestes dois últimos quadrinhos, a personagem já é claramente humana, mas a sua dimensão é ainda mais reduzida, porque se perde mais no espaço do quadro. O tamanho real dos quadros não será muito maior do que o que aparece num ecrã de 17 polegadas. Devem ter cerca de 15 cm no lado maior.
Desta vez o homenzinho está numa praia, mas tudo parece um pouco frio e húmido. A mim causam-me algum arrepio. Continuo a encontrar neles uma aura de mistério, como se tivessem algo a dizer que eu não consigo compreender.
O homem que molha os pés, no penultimo quadro (talvez o mais impressionante e atraente de todos eles) olha-me com ar de desafio. Sinto uma vertigem que me impele a mergulhar na janelinha, penetrando no seu mundo liliputiano. Parece-me que o vejo correr pela beira da água, mirando-me por cima do ombro, como quem diz:
"Segue-me!". Tenho a certeza que teria muita coisa fantástica a revelar-me.

Se for caso disso, passem por lá e sigam-no.

ZM

4 comments:

sgs 1/24/2006 5:47 da tarde  

Pois bem, sem querer estar sempre a puxar a brasa à minha sardinha, devo dizer que há uma visita-jogo para miúdos dos 3 aos 6 anos que se chama Vamos de Viagem - de Liliput ao CAMJAP! que usa estes mini-quadrinhos como ponto de partida. É só para escolas mas vale a pena dizerem isso lá no infantário dos vossos pequenotes!
O CAMJAP é um sítio cheio de surpresas e actividades giras (para pequenos e grandes!) - espreitem o site www.camjap.gulbenkian.pt

um beijinho,
s.

Benjamim 1/24/2006 11:29 da tarde  

o 6º homem... http://static.flickr.com/25/90790600_a92d5fb03e_o.jpg

Grande olho
:-)

até amanhã

tartaruga 2/09/2006 7:26 da tarde  

Também já lá vi esses quadros fantásticos. Uma pequena maravilha!

Anónimo,  10/21/2006 5:55 da tarde  

são fantásticos!
tenho o prazer de estudar pintura sob coordenação dele e com outros também muito bons.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP