Explorando novos territórios fotográficos

>> domingo, novembro 13, 2016

Conheço o trabalho do Tiago Figueiredo há já bastante tempo. Já tinha visto vários workshops anunciados, mas quando vi o de fotografia de rua, decidi atirar-me de cabeça sem mais contemplações. Ainda bem que o fiz.

O Tiago, como diria o Shrek, tem várias camadas, como as cebolas. Tenho a convicção de que apenas afloramos as primeiras, mas fiquei com muita curiosidade em acompanhar e perceber em maior profundidade o que tem dentro.

O Workshop obrigou-me a percorrer territórios que me são tão atraentes quanto desconfortáveis. Foi tremendamente excitante ir para a rua "imitar" os mestres, sobretudo na atitude, não tanto, evidentemente, nos resultados.
Para se ter sucesso a fotografar na rua tem que se ter uma postura simultaneamente bold e transparente. É uma espécie de caça, sem concessões, onde custa muito entrar mas que dá um gozo intenso em viver.

Estas fotos que aqui deixo hoje, foram inspiradas no modus operandi do Bruce Gilden. Não tenho pretensões de me comparar com o referido mestre, mas entrei a fundo na receita. Foi muito emocionante.























2 comments:

Álex 11/18/2016 10:30 da manhã  

eu fiz com ele o de Narrativa Fotografica. Gostava de o ter complementado com este mas não deu, fica para outra vez.
é muito complicada para mim esta parte de fotografia de pessoas/rua ... abordámos este tema no workshop pois saímos para os exercicios e ali tinha que lidar com o meu pudor...
também gostei imenso dele e entendo essa vontade de maior convívio pois ali está uma pessoa interessante ;)
gosto, as always, dos teus resultados. bom trabalho!

Zé Maria 11/18/2016 3:31 da tarde  

Estas fotos foram todas feitas com uma 20mm, que corresponde na minha máquina a uma 30mm numa full frame. Dá para ter uma ideia da distância a que estava das pessoas que fotografei. Não há aqui grandes crops (um ou outro ajuste ligeiro, não mais do que isso) e em nenhuma das fotos pedi consentimento. Foi uma prova dura mas muito excitante. Gostei muito desta experiência.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP