Procurando livrar-me do Bill

>> domingo, agosto 03, 2014

Um dos objectivos que persigo há já uns anos é o de me livrar da Microsoft. Num contexto em que cada dia há mais software Open Source disponível, e cada vez com mais qualidade, tenho tentado insistentemente substituir o Windows e o Office por qualquer coisa que não tenha que pagar (ou usar pirata, que vem a dar no mesmo). Tenho em casa uma máquina (esta em que escrevo este post) que já uso para muitas coisas, que tem o Ubuntu 14.04 instalado. Tem sido este o meu laboratório de testes na tentativa de chegar a um ponto em que me sinta confortável a prescindir do Windows da outra, a "principal".
Quanto ao Windows propriamente dito, já não me faz falta nenhuma, excepto para poder utilizar softwares que ainda não consegui substituir e que só correm em Windows ou MAC. É disso um incontornável exemplo o Lightroom da Adobe que é de longe o melhor software de edição de fotografia e que não tem ainda um concorrente à altura ou sequer próximo. Há outros softwares que utilizo também no Windows, mas que já consegui instalar "sobre" o Wine (uma camada que mascara o Ubuntu de base, permitindo instalar softwares simples como se fosse sobre o Windows). Neste caso, um bom exemplo é o Sketchup 8, que uso de vez em quando e que já consegui pôr a funcionar no Linux. Há mais dois programas que uso muito e que terei muita dificuldade em substituir: Outlook 2010 e Excel 2010. O Outlook, embora excelente e com funcionalidades que nenhum outro tem, poderei viver sem ele (estou já a usar em "produção" o Thunderbird, com plugin de sincronização com o calendário da Google, que é uma malha), já o Excel, apesar de ter substituto nos Offices Open Source (por exemplo no Libre Office), tem inúmeras funcionalidade que não serão fáceis de igualar.
Então, qual é a solução? Bom, quanto ao Excel, provavelmente terei que manter sempre uma máquina virtual com Windows 7 e com essa ferramenta lá instalada, para os casos raros em que tenho mesmo que o usar. Quanto ao Lightroom, existem ainda duas hipóteses em cima da mesa: ou instalá-lo igualmente numa máquina virtual (já tenho o VMWare instalado e a funcionar no Linux, bem como a Virtual Box da Oracle, ambos bastante bons, ainda não decidi qual usarei no futuro) ou encontrar um software que corra em Linux e que consiga, melhor ou pior, fazer o que faz o Lightroom.
É nesse problema particular que tenho investido tempo nos últimos dias. Tenho neste momento instalados no meu Ubuntu:
1 - Darktable;
2 - Corel After Shot Pro (este em versão demo, uma vez que a definitiva será a pagar);
3 - Lightzone;

É evidente que não conseguirei tirar de qualquer um destes 3 programas, com 3 penadas, uma foto com a qualidade que produzo no Lightroom porque, à partida, precisarei de percorrer a "learning curve", mas esperava conseguir algo razoável com pouco esforço e isso tem-se revelado uma quimera.
Para já, deixo aqui um exemplo de uma foto produzida directamente pelo brinquedo que tenho andado a utilizar (uma fantástica Nikon D40, com lentes do tempo da Maria Cachucha, que me tem dado um gozo do caraças), na versão jpg. E deixo também uma versão que produzi no Lightzone (até agora aquele em que obtive melhores resultados).



A de cima é o jpg directo da máquina, a de baixo é produzida no Lightzone (embora nesta última versão tenha feito um ligeiro crop e endireitado a foto). O que vos parece?
Hei-de voltar ao assunto, eventualmente com as 5 versões possíveis para uma dada foto: o jpg da máquina (no caso da D40, difícil de melhorar no PC), seguido dos resultados no Darktable, Aftershot Pro, Lightzone e Lightroom (na versão 5.5 a correr numa VM).

1 comments:

Rui Silva 8/21/2014 4:46 da tarde  

Bem mais quente, a versão de cima.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP