Velhos são os trapos

>> domingo, agosto 03, 2008

Por diversas ordens de razões, estive um longo período sem escalar rocha.
Ultimamente o corpo anda-me a pedir para voltar a escalar.
Há uma memória dos movimentos, do tacto da rocha, do sabor do magnésio, do vento perfumado de mar ou de floresta, que nos fica colada à pele e que nos visita regularmente, nem que seja em sonhos. A atracção pela rocha, ao fim de mais de um quarto de século de prática, é algo com que provavelmente viverei o resto dos meus dias.
Numa das minhas recentes incursões a Sintra, numa tentativa de acordar as fibras musculares atrofiadas, fui surpreendido por um casal de "velhotes" no cimo do Penedo. Julguei que fossem turistas em busca do caminho para o castelo, como acontece frequentemente. A minha primeira impressão viria a revelar-se profundamente errada.
O "velhote" saca do guia de escalada de Portugal, da Jingo Wobbly e pede-me, num italiano macarrónico, que lhe indique no croquis onde estamos.
Procurava um sector com vias fáceis, para onde eu próprio pensava dirigir-me, pelo que acabámos por ir juntos até lá. Pelo caminho, disseram-me que tinham 63 anos(!) cada um e que estavam ali para escalar. Eram alemães, mas só arranhavam italiano e francês. Tentámos comunicar em francês, porque o meu italiano é francamente mau, mas o francês deles não era muito melhor.
Fiquei impressionado com a desenvoltura com que aqueles 2 "velhotes", sobretudo a senhora, progrediam pela falésia, melhor do que muitos "jovens" que por lá tenho visto.
A "velhota" escalava à frente da corda, embora nestas fotos, estivesse na única via que a vi fazer em "top rope" (a corda que lhe dá segurança vem de cima e não de baixo).
Eu andava por lá sozinho, e só nesta altura consegui fazer fotos. A luz está uma trampa, mas o documento é impressionante.
Fiquei pensar onde estavam naquele momento as mulheres portuguesas com a mesma idade. A comparação fez-me admirar esta mulher e desejar que eu próprio venha a ter esta coragem.

_DSC2335

_DSC2336

_DSC2338

_DSC2339

Que sirva de exemplo aos que se deixam escorregar para a velhice por preguiça. Que nos sirva de exemplo a todos. Velhos são os trapos.

5 comments:

Anónimo,  8/03/2008 12:46 da tarde  

ora bem, é assim que espero estar quando lá chegar. D12? o que é isso?
:-)

hfm 8/04/2008 3:16 da tarde  

Que beleza e que incentivo! este ano em França vi muitos a fazerem escalda e, precisamente, perto de Chamonix na Mer de Glace quem foi por ali acima foram os participantes de um grande grupo de 3ª idade... as outras pessoas que ascenderam no combóio, como eu, ficaram a ver as vistas...

Pedro 8/04/2008 4:37 da tarde  

Temos que aprender.
Há uns anos no Natal, por intervenção de um amigo comum (de Hong Kong), dei apoio a um casal de velejadores que já ia na segunda volta ao mundo. Tinham um barco lindo e nada confortável. Antigo e todo envernizado. Jantaram em nossa casa, deixaram cá o barco e foram ao Lake District visitar os filhos que ficaram com o negócio de criação de carneiros do qual ambos se tinham retirado. Voltei a ter notícias deles quando passaram novamente por HK a caminho da terceira volta ao mundo. Ambos tinham 70 anos...

Anónimo,  8/05/2008 9:38 da manhã  

À uns anos em Kalymnos encontrei várias pessoas que rondavam (para baixo e para CIMA) os 80 anos a escalarem à frente. Informaram-me que habitualmente iam lá duas a três vezes por ano. Que inveja ...

Álex 8/09/2008 7:49 da tarde  

no Parque Nacional Peneda-Gerês na semana passada, um casal de noruegueses de mochila às costas e roupa desportiva - por volta de essa idade - comentava-nos que íam passar a andar pelo parque, queriam percorrer uns trilhos.
- o da calcedónia ... que vocés fizeram ontem, 5 horas... nós queremos passar lá o dia...
- pois...respondi, mas nós temos crianças, um com 6 anos...
- ah, claro! nós com os nossos filhos e netos já fizemos isso durante muitos anos, agora é mesmo sózinhos para aproveitar!

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP