Casa no Gerês

>> segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Uma fantástica galeria de fotos da Casa no Gerês de Graça Correia e Roberto Ragazzi mostra o que até agora não tinha tido oportunidade de conhecer.
Já tinha visto a galeria de fotos do Fernando Guerra (projecto número 154), mas estas fotos de Nelson Garrido, além de surpreendentes revelam mais alguns pormenores da casa.

A Casa no Gerês é uma peça arquitectónica belíssima do ponto de vista formal. Está parcialmente enraizada no terreno, mas igualmente descolada dele, como se fosse uma aeronave prestes a partir. É assim parte âncora, parte pássaro. A zona social paira sobre o vazio, num equilibrio improvável, como se fosse despenhar-se ou, pelo contrário, descolar e sobrevoar a paisagem circundante. Já a parte privada está bem assente na terra, pesada, incapaz de perturbar o mais tranquilo sono.
A porta de entrada (uma delas, pelo menos) está justamente na fronteira desses dois universos, servindo de charneira entre o exterior, o interior aéreo e o interior terreno.
É um objecto apaixonante, cujas fotografias fazem realmente desejar habitar, nem que seja por breves instantes.
A guarda daquela espécie de varanda - proa de navio - é de uma elegância comovente. A forma como todo o volume se pendura na encosta abrupta é magnífica. Os grandes panos de vidro, ora sobre o vale e o rio, ora sobre o pequeno "quintal" e as árvores em redor, criam uma ligação sublime entre o interior e o exterior.
O único defeito que lhe aponto é o facto de ser construída em betão aparente. Julgo que a motivação para este "acabamento" terá sido apenas de ordem estética, mas será porventura um erro grosseiro em termos térmicos.
Em todo o caso, uma obra de arte habitável e apaixonante.
ZM

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP