2 links

>> sábado, outubro 27, 2007

Tenho andado com pouco tempo para grandes truques, mas não posso deixar de destacar aqui o extraordinário update do site Ultimas Reportagens do Fernando Guerra.
Vejam o destaque que é dado n'A Barriga de um Arquitecto.



Subscrevo o que escreve o Daniel, mas acrescento que me parece, tanto quanto conheço, o mais extenso conjunto de reportagens fotográficas de arquitectura reunidas no mesmo site. A juntar a isso, temos a vantagem de ser maioritariamente arquitectura nacional, o que nos facilita o seu conhecimento ao vivo, e fotografada por aquele que é seguramente o mais talentoso fotógrafo de arquitectura a trabalhar em Portugal e provavelmente um dos mais notáveis do mundo. Que outros sites conhecem de um só autor com tamanho volume de reportagens fotográficas sobre arquitectura?

Temos muita sorte em termos por cá um fotógrafo deste calibre e arquitectos com a qualidade por ele apresentada. Já o disse noutras ocasiões, mas nunca será demais lembrar que, pelo menos nesta matéria, temos aqui largos motivos de orgulho.

Obrigado Fernando por continuares a DAR-NOS esta visão extraordinária sobre a arquitectura em Português.



Qual é o outro link?

www.casadavizinha.eu

Trata-se de um site que pretende apresentar projectos de construção sustentável ou onde se aproveitam energias renováveis.
O site tem muita informação, mas não é navegável, pelo que se torna um pouco desinteressante. Já lá andei várias vezes e ainda não vi tudo, mas tenho que confessar alguma desilusão por não ter lá visto um único projecto da arquitecta Livia Tirone.

Até hoje não vi em nenhum outro arquitecto uma coerência nesta matéria como a que demonstra a Livia Tirone, mas parece que os seus projectos não são muito bem vistos pelos restantes arquitectos nacionais. Falar de arquitectura sustentável e deixar de fora a esta arquitecta demonstra no mínimo alguma parcialidade.

Um exemplo: as paredes Trombe são um mecanismo fantástico para aquecer a casa ao final dos dias, sobretudo no Outono e na Primavera, mas não conheço nenhum outro arquitecto que as tenha utilizado em território nacional. Eu habito numa casa com paredes Trombe. Sei do que falo.

Segundo o Expresso, este site terá sido organizado pelo arquitecto João Santa-Rita, autor de um conjunto de 3 moradias em banda, em Janas, aqui bem perto.

Actualmente fala-se muito de arquitectura bioclimática e eu por vezes não consigo evitar um sorriso, porque vejo associar a esse conceito projectos que têm pouquíssimo senão nada de bioclimático. Não se trata apenas de um jargão para vender imóveis, trata-se de facto de uma forma de construir que tem regras descritas na literatura. Posso dizer com conhecimento de causa que os projectos da Tirone Nunes respeitam muito mais regras de arquitectura bioclimática do que a generalidade daqueles que são apresentados como exemplares.

Em todo o caso, não deixem de espreitar o site.

ZM

2 comments:

Anónimo,  2/04/2008 9:43 da manhã  

Caro ZM
O site foi organizado por Carlos Sant'Ana, Nadir Bonaccorso e João Santa-Rita.

Queria agradecer o destaque dado no teu post, mas gostaria de esclarecer duas coisas:

1º O site têm como principal objectivo a divulgação de projectos. Cada autor faz a inserção dos seus próprios projectos. Quando fala da ausência da Arqta Livia Tirone, é de facto lamentável, mas não enviaram nada para a exposição que esteve na OASRS e também não mandaram nada para o site. Pela ampla divulgação que teve o evento, apenas posso concluir que a própria nãoi têm interesse de se submeter à critica e opinião de sobre os seus projectos.

2º Não confundamos Arquitectura BIOCLIMÁTICA com Arquitectura SUSTENTÁVEL. Não é a mesma coisa. Toda a Arquitectura Sustentável deve ser eficaz em aspectos de controle ambiental por meios passivos e activos, EFICAZES nos seus vários aspectos, mas nem toda a Arquitectura Bioclimática é Sustentável pela escolha de mateirais, processos construtivos e impacto ambiental. Estamos a falar de um meio bastante mais amplo e que toca campos muito complexos e diversificados.

O site pretende mostrar apenas que existem muitas abordagens possiveis ao tema, quer em escala como conceito como construção.

Abraço,
Carlos Sant'Ana

Zé Maria 2/04/2008 9:54 da manhã  

Carlos,
Obrigado pelo seu comentário. A verdade é que, já depois de ter criado este post, soube melhor como a coisa tinha funcionado e admito que tenha toda a razão pela ausência da Livia.
Quanto à questão da arquitectura bioclimática e/ou sustentável, é um assunto que gostaria de aprofundar, mas não neste espaço. Se me quiser contactar, o meu endereço de e-mail é zm.sintra[arroba]gmail.com
Obrigado.
ZM

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP