Gigarós

>> quarta-feira, abril 27, 2005

Há uma zona da serra de Sintra que pouca gente conhece, mas que tem um encanto especial (talvez por isso mesmo, por não ter lá ninguém). Trata-se da encosta norte, entre a Eugaria e o Penedo. Quem desça a estrada velha de Colares (a que passa por Seteais e pela Regaleira) atravessa, às tantas, a povoação da Eugaria. Seguindo a indicação de Gigarós, que se encontra do lado esquerdo, sobe-se uma estreita rua, que leva a um fim de mundo. Esta estrada não tem saída para carros normais, só a pé ou de biciclete poderá chegar-se ao Penedo ou aos Capuchos. Se não se fugir da estrada chega-se a um caminho que já não admite automóveis normais. Entretanto já terão passado junto ao convento que aqui se mostra:



O resto do caminho deverá ser percorrido a pé e leva à povoação do Penedo. Todo o caminho tem uma belíssima vista para Norte e é dos locais mais sossegados da serra. No regresso do Penedo, se se optar pelo caminho que sobe, em vez do que, descendo, nos trás de volta ao local de partida, acabaremos por chegar igualmente aos Capuchos. É um passeio que vale bem a pena.

Quanto a este convento, não sei dizer mais nada, mas quando descobrir mais alguma coisa aviso.

Vão passando por cá.

ZM

2 comments:

Anónimo,  5/13/2005 10:38 da manhã  

Chama-se convento do Carmo e a igreja é maior que a de Colares.

Anónimo,  2/20/2006 11:03 da manhã  

Este convento pertence agora a um milionário norte-americano que está a proceder à sua recuperação. Ficará como a sua residência em Portugal.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP