Christiania

>> terça-feira, abril 12, 2005

Copenhaga é uma cidade particularmente bonita. Há um encanto que não consigo bem explicar, mas que passa, entre outras coisas, pelo arejamento das ruas, pela quantidade de gente que as povoa, mesmo estando frio, pela planura, pelas bicicletas, pelos canais sobrevoados por elegantes pontes, pelas torres das igrejas, cheias de doirados, pela luz nórdica, que se espalha pelas praças, pelos barcos que são casas, fundeados no “Christian Haven”. É justamente perto desta zona que encontramos Christiania.

Christiania é um território ímpar dentro das cidades europeias que já conheci. Julgo que eram antigas instalações militares, que foram tomadas por anarquistas após a sua desactivação. Entretanto os anarquistas organizaram-se e fizeram um estado dentro de outro, uma espécie de principado da liberdade, onde tudo é possível, no respeito pela paz e sossego dos vizinhos. É um laboratório social, com uma forma de gestão exclusiva, onde não são permitidas armas, drogas duras e violência de qualquer espécie. Não vi lá polícias, mas sente-se uma tranquilidade difícil de encontrar em muitos lugares. Qualquer pessoa lá pode entrar e passear. Há lojas e restaurantes, escolas, oficinas, etc. Há uma zona onde se pode comprar drogas leves, mas há também áreas onde não se pode consumir drogas de nenhuma espécie, e as regras parecem ser cumpridas sem conflitos.

Da última vez que lá fomos almoçámos num restaurante vegetariano, muito simpático, gerido por brasileiros.

Aqui ficam algumas fotos de casas ao acaso. Ninguém diria que estamos no meio da capital dinamarquesa, mas assim é.









Deixo também aqui o link para a página “oficial” de Christiania, mas neste momento está indisponível. Há tempos este site tinha uma petição ao governo Dinamarquês, requerendo que se mantivesse este oásis, mas havia a possibilidade de estes terrenos serem engolidos pelas mandíbulas da especulação imobiliária. Talvez isso já tenha acontecido.

Outros links sobre o assunto:

http://www.ricksteves.com/plan/destinations/scan/christiana.htm

http://www.2goglobal.com/2GoChronicals/Meet/meet_hans.htm

http://www.sterneck.net/cybertribe/utopie/christiania/index.php

Se tiverem oportunidade passem por lá.

ZM

1 comments:

Anónimo,  7/29/2006 4:31 da tarde  

noooooos super legal fiquei sabendo desse bairro anarquista dentro da dinamarca, uma forma de governo diferente nos dias atuais ne?? se der me adicione no msn e me conte + sobre o assunto: prizinha_technogirl@hotmail.com
abraços
Pri

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP