Climate Change on TED
>> quinta-feira, julho 26, 2012
Alguns aspectos que destaco:
- A temperatura média da Terra subiu já 0.8ºC desde antes da Revolução Industrial, como resposta às actividades humanas que decorreram há 50 a 100 anos.
- Se nos mantivermos business as usual estamos a caminho de um aumento da temperatura média da Terra que poderá estar entre 5ºC e 7ºC, ainda durante este século. Eu já cá não estarei, mas os meus filhos, supostamente, estarão.
- Um problema grave decorrente deste aumento exagerado da temperatura da Terra é que há uma série de efeitos de realimentação positiva, que o amplificam: o aquecimento dos oceanos faz com que eles libertem CO2 que têm "diluído", o que aumenta a concentração de CO2 na atmosfera; os gelos polares, quando derretem, transformam uma superfície branca reflectora numa massa de água que absorve mais energia, contribuindo de novo para o aquecimento do oceano.
- Se se verificar um aumento de 5ºC a 7ºC, esses efeitos de realimentação tornarão o aquecimento global descontrolado e dificilmente "travável". Haverá inúmeras zonas do globo, onde hoje as temperaturas máximas são da ordem de 27ºC, que passarão a ser inabitáveis por humanos, porque a temperatura exterior poderá chegar aos 82.2ºC. Ainda neste século.
Podemos continuar a enterrar a cabeça na areia, fazendo de conta que o problema não existe ou não será assim tão grave, mas eu preferia que toda a gente se assustasse de facto, para que cada um de nós colaborasse na inevitável e urgente redução global de emissões de gases com efeito de estufa.
1 comments:
E com urgência! Com urgência!
Enviar um comentário