o remorso de baltazar serapião

>> domingo, março 07, 2010


andava há muito para ler este livro, o remorso de baltazar serapião, de valter hugo mãe. assim, sem maiúsculas, que é como está escrito.
relata a vida de um tal baltazar serapião, a quem chamam sarga por nome da vaca da familia, de quem o povo diz que são filhos. a época em que decorre é de uma crueldade brutal, passe o pleonasmo. a linguagem e o ritmo narrativo são avassaladores. as palavras são berlindes por uma escada abaixo numa torrente rítmica narrativa que não se consegue largar. valter hugo mãe ganhou com este romance o prémio josé saramago 2007. ainda não o acabei, mas já me parece um justo prémio.
é impressionante como uma história tão cruel pode ser contada com uma linguagem e um modo tão absolutamente belos.
não percam esta obra de arte.

1 comments:

Álex 3/11/2010 2:14 da tarde  

eu comecei a ler A máquina de fazer espanhóis, o último dele (que me disseram ser ainda melhor que o "teu")
Dizem-me que é de ir às lágrimas e soltar grandes gargalhadas; por ora só me vieram as lágrimas. Tem-me custado a adaptar-me ao ritmo da escrita mas GOSTO MUITO dela. Depois trocamos : )

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP