O pão do Rogil

>> terça-feira, outubro 24, 2006

Se há coisa de que gosto muito é de pão. Mas não estou a falar de carcaças ou daquele pão supostamente de Mafra, que tem lá dentro mais ar do que pão propriamente dito. Tenho sempre dificuldade em por manteiga nos buracos das torradas.

Gosto mesmo é daquele pão denso que se faz no Algarve e nalguns lugares do Alentejo. Quando vou ao Algarve trago sempre 2 ou 3 pães daqueles magníficos, corto-os em fatias fininhas e coloco no congelador, para ter torradas das boas, com manteiga verdadeira (que se lixe o colesterol) durante algumas semanas.

Um sítio que nunca falha na qualidade do pão é o Rogil, onde é feito o famoso pão do Rogil.



São tão bons que até têm site na web: http://www.casaalcatruz.com/

Desde que descobri esta padaria, vou para o Algarve propositadamente pela costa e compro sempre pelo menos 2 pães dos grandes (às vezes mais), no regresso faço o mesmo. Não há pão como o do Rogil.

Alguém conhece alguma coisa comparável na zona de Sintra? Já experimentei o de Janas, o da Assafora, o de Mafra o do raio que os parta, mas nada se aproxima do do Rogil. Será assim tão difícil conseguir fazer pão bem feito, compacto e saboroso?

ZM

18 comments:

Anónimo,  10/24/2006 3:00 da tarde  

Para mim o pao alentejano e de facto o melhor,sem sombra de duvida.Depois ha uns k tentam aproximar-se e imitarem mesmo mas nao conseguem.

Anónimo,  10/24/2006 4:08 da tarde  

Então e os bolinhos de amendoa?!?
Sempre que passo por essa padaria trago um kilito para a viagem...

Anónimo,  10/24/2006 4:38 da tarde  

Desculpe a intromissão, mas o tema requer mais uma sugestão: é um bocado mais acima de Sintra, mas quando vier a Caldas da Rainha, procure o pão da Ramalhosa, rsrs...

Elisabete 10/25/2006 11:07 da manhã  

Um pão muito bom é o de Melides(Alentejano, compacto).
Nós qd vamos para o Algarve tb passamos sempre lá!

Anónimo,  10/25/2006 2:55 da tarde  

e para qd um almoço no bulldog?
tenho um livro q te quero mostrar à meca... visto q tens mostrado tanto "amor" pelo habitar tenho algo q te vai deixar encantado.
e as crianças como vão?
abraço

rosa 10/25/2006 9:02 da tarde  

bem.... não conheço, mas no próximo rumo ao sul... vou à descoberta. vou é este fim de semana às caldas... e vou seguir a sugestão da crix.

Nana 10/26/2006 9:58 da manhã  

Lembraste do teu "surnom", quando eras pequeno ? Eras o "Mario-pãozeiro" !
Ainda és, claro !
Beijocas

rnpv 10/27/2006 12:13 da manhã  

Em sintra, na várzea, há um café-merceiria que tem pão delicioso. Não sei o nome mas hei-de preguntar aos meus pais. Mal explicado é assim:
Perto de museu de ciência um edifício de com portadas e madeira (será assim que se chama?), por onde passa o electrico para a praia das maças há um nova rotunda. Nessa rotunda vai-se para a estrada que te leva à varzea (até tem um café-restaurante com uns toldos amarelos) andas um bocadinho e antes de chegar a uma rotunda pequena à esquerda há um café assim com aspecto de tásca verde. É aí.

E a miudagem como está?

Anónimo,  10/29/2006 1:24 da tarde  

E o pãozinho dos moinhos de Palmela?

Anónimo,  11/07/2006 1:36 da tarde  

nem de propósito....
hoje pedi a um amigo de Bragança para me trazer 1 pãozito dos bons, pois o pão transmontanos também é óptimo. Reconheci-me nesse ritual de parar no Rogil e trazer uns pães para ter em stock no congelador...

Anónimo,  2/19/2008 8:30 da tarde  

Desculpe a invasão. Conheço bem O Pão do Rogil, mas pão bom é o que a minha Avó ainda faz, esse sim a nada se assemelha é bom de mais!

Anónimo,  8/12/2008 3:59 da tarde  

O pão do Rogil é, de facto, muito bom porque eu também já comi.
Mas já alguém experimentou o de Odrinhas? Claro que não tem nada a ver pois é uma zona do país completamente diferente. Mas que é bom, lá isso é!!!

José Dias,  1/20/2010 10:30 da tarde  

o pao dessa padaria simplesmente nao presta!!existe pao muito bom no rogil mas nao é nessa padaria,tem mais duas padarias que sim esses sao realmente muito bons.a proprietaria desse estabelecimento aproveita-se da qualidade dos outros para vender os produtos dela.quando passarem no rogil ou em aljezur vao um supermercado e peçam pao do simoes ou da d.maria esse sim é pao caseiro.

Cristina,  2/14/2010 7:04 da tarde  

Ainda hoje passei pelo Rogil, no regresso de um fds pela zona. Trouxe um pão do Pão do Rogil, claro. Muito bom! Sempre que passo por lá, é certinho! :D

natalia rodrigues 5/11/2010 12:47 da manhã  

A pastelaria pão do Rogil,vive da fama, saiu um artigo numa revista a dizer bem,e valem-se disso, há uns 3 anos o pão e os bolos eram deliciosos,mas a ultima vez que por lá passei,além de achar um absurdo uma fatia de bolo custar 1,90 euros,não tinha qualidade(tipo bolo alemão com passas e nozes)sem sabor a massa crua, e a funcionaria ainda disse que quando era aquela funcionaria a fazer os bolos ficavam assim.
O meu dinheiro não levam mais!;(

Aluada 4/23/2014 10:27 da manhã  

Boa tarde
Alguém tem o contacto de uma casa (com piscina) que fica na estrada do carrascalinho - Sr. António o dono, do que me recordo. Passei férias nesse sítio quando era miúda e queria muito lá regressar este ano, mas não encontro o contacto.. a única coisa que copnsegui foi encontrar a casa pelo Google MAPS. Alguém que me ajude?

https://mapsengine.google.com/map/edit?mid=zy2iLLZhWdcA.kt74zJfPfDNs

Obrigada
Andreia Ribeiro

Anónimo,  8/01/2017 2:17 da tarde  

O Pão do Rogil está carregado da aditivos! assim como os bolos deles! não abram os olhos não....

Zé Maria 8/01/2017 4:41 da tarde  

Tem razão. Há uns tempos voltei a passar no Rogil e o pão já se perdeu. Está cheio de aditivos. Não tem graça nenhuma. Este Post é antigo.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP