Centro das Artes e Biblioteca de Sines

>> sábado, dezembro 10, 2005

Neste Sábado decidimos rumar ao Sul. Passámos o Sado no Ferry e demos uma vista de olhos no novo aspecto da península de Troia, com duas torres a menos. Ficou melhor.
O nosso objectivo era o Centro de Artes e Biblioteca de Sines, um edifício dos arquitectos Aires Mateus, de quem já aqui falei.

Como saímos tarde de casa e fomos em ritmo de passeio, parando aqui e ali, já o Sol se tinha posto quando finalmente chegámos a Sines. As fotos do exterior do edifício mostram isso mesmo. Ainda assim, valeu bem a pena. É um espaço magnífico, desenhado com grande mestria, por uma dupla de arquitectos cujo trabalho não me costuma entusiasmar.

Nestas duas imagens vemos a parede envidraçada da biblioteca e a entrada para o centro de exposições. Trata-se de uma rua, que atravessa o edifício a este nível. Abaixo do nivel da rua os dois corpos ligam-se sem que se note.

Lá dentro é tudo muito depurado, muito branco, com espaços enormes, ligados por corredores labirínticos e estreitos. A luz desenha traços nas superfícies, como se estivessemos dentro de uma escultura moderna.


Graça Morais foi convidada para inaugurar este centro com uma exposição de arte produzida para o efeito. Para isso viveu durante três meses numa alcáçova do Castelo de Sines, ali bem perto e criou as pinturas expostas. A exposição chama-se Os Olhos Azuis do Mar. É de uma rara beleza.



O interesse e a curiosidade pela arquitectura foram o pretexto para um passeio muito agradável, em que vimos imensas coisas de que não estávamos à espera.
No próximo post falo-vos da cereja em cima do bolo neste dia cheio de surpresas positivas e experiências memoráveis.
Sines não é assim tão longe e a exposição tem entrada livre. O Centro das Artes vale só por sí, mas os trabalhos que inauguram a área de exposições são imperdíveis.
Não se esqueçam de passar por lá.
ZM

1 comments:

Anónimo,  12/12/2005 12:01 da tarde  

Foste rápido a por as fotos. Já reparaste que nas duas primeiras me apanhaste enquanto resmungava contigo?
Beijinhos e até logo...
Raquel

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP