As receitas do Carlitos - 002

>> sexta-feira, março 18, 2005

Tendo já recebido alguns protestos por nunca mais publicar outra receita do Carlitos, aqui vai a segunda. Desculpem lá o atraso, mas ao contrário do Sócrates, eu não prometi nada.

Quadradinhos de Canela
Ingredientes:



  • 4 ovos grandes

  • 200g de açucar branco

  • 2dl de leite completo, bem medidos

  • Canela moída

  • 250g de farinha de trigo (como se disse na receita 001, tem que ser farinha Branca de Neve, com fermento)

  • 1 colher de chá rasa de fermento em pó

  • manteiga e farinha para polvilhar o tabuleiro.


Execução:
Numa tigela, bata muito bem os ovos inteiros com o açucar, até obter uma gemada cremosa e com volume. Adicione 1 colher de café de canela e misture, sem parar de bater.
Acrescente o leite em pequenas porções e por último a farinha misturada e peneirada com o fermento (segundo o técnico, caso a farinha seja Branca de Neve com fermento, não é preciso juntar-lhe mais fermento - isto deve ser óbvio, mas eu não tinha a certeza). Bata novamente até a massa ficar macia.

Deite o preparado num tabuleiro (de lata, não pode ser um pirex!) bem untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve ao forno previamente aquecido (a 240 graus). Passados 20 minutos verifique se está cozido.

Deixe arrefecer, desenforme, corte aos quadrados e polvilhe com açúcar e canela.

Notas a vermelho acrescentadas posteriormente, após discussão de avaliação com o Sr. Carlitos - o técnico.

O minha primeira experiência com esta receita é a que se apresenta nestas fotos, mas não serve de exemplo para ninguém porque saíu uma desgraça. Eu achei que, como a farinha dizia que tinha fermento, não precisava de acrescentar o da receita, mas não deve ser assim. No meu caso, a massa não cresceu.





Parece que o fim de semana vai ser de chuva. Aproveitem para a culinária e gozem bem o calor do lar. Bom fim de semana para todos.

ZM

3 comments:

Sara MM 3/19/2005 12:45 da tarde  

ópááááááá!!! Estava mesmo a apetecer-me um quadradinho desses!!! Mas ainda não os fiz!!! E agora?
Pois, eu sei... hei-de fazer um dia! Até calha bem pois ainda só fiz (em minha casa) 1 (!!) bolo!
BJs

Sara MM 3/24/2005 1:19 da tarde  

Então ainda bem que ainda não me tinha dedicado!! Pode ser que no fim de semana da Páscoa... mas se calhar ainda prefiro fazer o Bolo de Maçã da minha mamã...
BJs

Anónimo,  5/25/2011 1:15 da manhã  

eiiih!!!! quantas pessoas está receita serve??? antecipadamente agrdecida

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP